Qual é o prazo máximo para solicitar o novo RG?

O Governo Federal estendeu o prazo para a emissão da nova carteira de identidade em todo território nacional.

A fim de criar uma identificação única dos cidadãos brasileiros, o Governo Federal criou o novo RG. Ao contrário do modelo que existe atualmente, no qual cada estado emite suas próprias carteiras de identidade, a nova versão será atrelada ao CPF do seu portador em um sistema integrado.

O novo modelo traz algumas mudanças e o prazo máximo para solicitar o novo RG já foi divulgado.

Por que foi criado um novo RG?

Atualmente, todos os estados possuem autonomia para emissão das carteiras de identidade de seus habitantes. No entanto, isso acarreta falta de padronização do documento, uma vez que cada Estado utiliza um padrão diferente. Visando padronizar e unificar as informações dos cidadãos, criou-se a Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O que muda com o novo RG?

O novo RG possui mudanças no seu layout, em comparação com os documentos atuais. Agora, o layout é único para todos os Estados, diferente do que ocorria no modelo anterior. Além disso, o novo RG conta com um QR Code, que pode ser utilizado para acessar as informações do cidadão virtualmente, inclusive biométricas.

Através desse novo sistema será possível acessar a CNH, o PIS/PASEP, o título de eleitor, certidão de casamento, entre outros documentos, mediante um único número, o do CPF. No modelo atual, o cidadão possui um registro de acordo com cada Estado em que emitiu a documentação. Já no novo RG, o número de CPF passa a ser o registro único e é válido em todo o território nacional.

LEIA MAIS: C6 Bank ensina como aumentar o limite do cartão de crédito – sem análise de crédito!

É obrigatório aderir ao novo RG?

Sim, a adesão ao novo documento é obrigatória. Porém, não imediatamente. A exceção são os cidadãos acima de 60 anos, que não precisarão emitir um novo RG caso optem por isso.

Até quando posso solicitar o novo RG?

Não existe exatamente um prazo máximo para solicitar o novo RG. Porém, o documento antigo deixará de ser válido. Todos os cidadãos deverão estar em posse do novo documento até fevereiro de 2032. Todos os estados já estão aptos a emitir a CNI, mas apenas 11 já iniciaram o processo de emissão.

Até quando posso usar o meu RG atual?

O prazo de validade dos documentos atuais é de 10 anos. Portanto, você ainda pode usar sua carteira de identidade até 2032. Após esse prazo, ela perderá a validade.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

documento