Você pode estar se perguntando: existe procrastinação no trabalho? E a resposta é que sim. Esse hábito de adiar as coisas está longe de ficar apenas na vida pessoal. Mas as consequências podem ser catastróficas.
Procrastinação no trabalho e queda da produtividade
Especialistas dizem que a raiz desse comportamento pode estar na insegurança e baixa autoestima, que faz a pessoa adiar a tarefa por não se sentir competente.
Melhore sua produtividade no trabalho com estas dicas para evitar a procrastinação
Reflita sobre o motivo de adiar a tarefa
Há uma série de razões que podem te levar ao adiamento de uma tarefa ao infinito. Insegurança, preguiça, baixa motivação, desinteresse. O ideal é você compreender o porquê está adiando e como pode agir para reduzir esses sintomas.
LEIA MAIS: 5 produtos que têm prazo de validade e você nem imaginava
Organize suas atividades
A melhor maneira de manter a organização é justamente planejar sua rotina, o que também inclui as tarefas e demandas do trabalho. Nesse sentido, faça uma lista com todas as atividades a serem realizadas e, de preferência, por ordem de importância e urgência.
Estabeleça metas e objetivos
Estabelecer metas e objetivos também é ótimo para reduzir a procrastinação no trabalho. Assim, adicione prazos para realização de suas atividades, quantidade de produção diária e inclusive a delegação de tarefas.
Deixe o celular de lado
O celular e as redes sociais podem se tornar fontes de distração, o ambiente perfeito para quem possui a tendência de procrastinar. Portanto, na hora de produzir, prefira deixar o telefone em outro cômodo para evitar o hábito de conferir as notificações e novidades.
Comece pelas atividades mais difíceis
A procrastinação também pode estar relacionada à preguiça, você sabia? Assim, há uma tendência em deixar as tarefas para depois, porque elas podem ser mais difíceis. Porém, você deve fazer o contrário e começar pelas atividades mais trabalhosas.
LEIA TAMBÉM: Você é uma pessoa livre? Sinais de que ninguém consegue te prender!
Dê o seu melhor
Perfeccionismo e hábitos de procurar por erros, nos mínimos detalhes, podem impedir o avanço de tarefas. Assim, dê o seu melhor e evite pensar que você está cometendo algum erro. Apenas entre em ação e faça. O resultado pode te surpreender.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.