As pulgas são pequenos insetos parasitas de 1 a 8,5 mm de comprimento, sem asas, que se hospedam principalmente em animais doméstico e silvestres. Geralmente afetam cachorros, gatos, passarinhos e outros animais de sangue quente, já que o sangue é o seu único alimento.
Assim, mesmo preso em um animal, as pulgas passam para humanos em algumas situações. Com isso, é possível que as pulgas saltem em direção aos humanos e mordam seu corpo, podendo inclusive provocar reações alérgicas e transmitir doenças! Entenda sobre tudo isso logo abaixo!
Por que as pulgas preferem os animais?
No mundo todo são mais de 2500 espécies de pulgas diferentes. Essas pulgas são atraídas para os animais domésticos devido ao seu sangue quente e à presença excessiva de pelos e penas.
Dessa forma, os pelos são essenciais para as pulgas poderem colocar os ovos para eclodirem com segurança e evoluírem para as demais etapas de larva e pupa. Eles possibilitam que o inseto se fixe na pele e se alimente do sangue do hospedeiro.
LEIA MAIS:
- Com o que os cachorros sonham? Descubra agora!
- Cachorro ou gato? Qual a melhor opção para quem mora em apartamento!
Pulgas passam para humanos?
É por esse motivo citado anteriormente que as pulgas não conseguem viver muito tempo nos humanos. A quantidade de pelos no corpo humano é bem inferior quando comparado aos gatos e cachorros.
Assim, as pulgas quando atacam os humanos preferem as pernas e os tornozelos, que normalmente são mais peludas e ficam mais próximas aos animais!
Entretanto, não precisa se preocupar. Estudos comprovaram que elas não conseguem sobreviver por mais de 12 horas no corpo humano, e não conseguem colocar ovos viáveis que sobrevivam.
Portanto, pulgas passam para humanos, mas não sobrevivem por muito tempo. Então, para a maioria das pessoas, isso não chega a ser um grande problema.
Quais riscos que a pulga pode causar?
O mais comum é que as pulgas causem reações alérgicas nos humanos. Isso porque o nosso sistema imune reage fortemente após uma mordida, já que os insetos também secretam sua saliva.
Dessa forma, o contato com pulgas é capaz de provocar uma dermatite, que é uma inflamação generalizada da pele. Além disso, também pode provocar coceira extrema, irritação, vermelhidão, urticária e em casos mais extremos uma infecção de bactérias e fungos, devido às feridas.
Para ler mais conteúdos interessantes como esse, basta acessar o Lê Mundo!