A alimentação é um fator primordial no controle do diabetes tipo 2, uma vez que qualquer deslize pode desequilibrar o índice glicêmico. Por isso, é imprescindível saber quais os piores alimentos para quem tem diabetes.
Deste modo, a pessoa diabética deve cuidar da dieta adotada, evitando que os níveis de glicose subam e, consequentemente, tenha problemas na produção de insulina. Assim, é preciso evitar, por exemplo, alimentos ricos em carboidratos.
Abaixo, listamos alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes. Saiba quais são e cuide-se!
Os 13 piores alimentos para quem tem diabetes
Carboidratos simples
Na lista dos carboidratos simples, entram alimentos como batata, macarrão e arroz, perigosos porque aumentam a taxa de açúcar no sangue. Se possível, troque por alimentos integrais que apresentam menor índice glicêmico.
Bebidas alcoólicas
O raciocínio, na verdade, vale tanto para bebidas alcoólicas quanto industrializadas, como sucos artificiais e refrigerantes. Os últimos são ricos em frutose, sacarose e calorias, enquanto o álcool deve ser consumido com cautela. Então, troque aquela cervejinha ou caipirinha por uma taça de vinho tinto, eventualmente.
Doces e açúcares
O açúcar eleva o nível de glicose, além de ser calórico. Também, afeta a resistência à insulina. Os doces, por consequência, devem ser evitados. Então, troque aquela bala e o chocolate por frutas com casca e bagaço ou doces dietéticos em pequena quantidade.
Gorduras trans e saturadas
Presentes em salgadinhos, biscoitos e molhos prontos, as gorduras trans e saturadas devem ser altamente evitadas por pessoas diabéticas. Estes alimentos também são ricos em sódio e calorias. Casas especializadas vendem aperitivos à base de batata doce, mas o ideal é fazer seu próprio snack em casa.
LEIA MAIS:
- Coenzima Q10: saiba para que serve e como usar para aproveitar os benefícios!
- 8 truques para aliviar dor de cabeça sem precisar tomar remédio! Confira!
Farinha branca
A farinha branca está presente nos alimentos com carboidratos refinados, como pães. Uma das principais consequências é o aumento da glicemia.
Alimentos processados
Batatas fritas e nuggets podem até ser práticos, mas são um perigo para a pessoa diabética por serem ricos em gordura hidrogenada. Também, têm alto teor de amido e carboidratos.
Carne vermelha
A carne vermelha, assim como os embutidos, possuem gordura saturada, por isso, o recomendável é trocar por carne branca, de preferência, magras. Isso vale para salsichas, bacon, linguiça e tudo aquilo que a turma adora. Troque por fatias de queijo branco, de preferência, sem sal.
Passas, castanhas e tâmaras
Além de gordura trans, estes alimentos podem aumentar os níveis de glicose, ainda que sejam ricos em fibras e antioxidantes.
Leite integral
Tanto laticínios quanto leite integral são ricos em gorduras saturadas e aumentam a resistência à insulina. Podem, ainda, aumentar o nível de LDL e doenças cardíacas.
Bolos e tortas
Por terem alto teor de açúcar, doces, bolos e tortas, também ricos em gorduras, não devem ser consumidos por pessoas diabéticas.
Barra de cereais
As barrinhas, tão consumidas pelo pessoal adepto à academia, são saudáveis, mas devem ser evitadas por pessoas diabéticas pelo alto teor de carboidratos e açúcares, uma vez que são fornecedoras de energia.
Frituras
As frituras, assim como os alimentos processados, são ricas em gorduras saturadas, que provocam o aumento do LDL. Sem falar nas calorias que levam ao sobrepeso e doenças cardiovasculares.
Adoçantes artificiais
O adoçante, com exceção dos naturais (que ainda assim devem ser consumidos com cautela), afetam os níveis de glicose e, consequentemente, a sensibilidade à insulina.
Viu só quais são os piores alimentos para quem tem diabetes? Faça escolhas mais saudáveis para evitar picos glicêmicos e, consequentemente, perder o controle do tipo 2. Sua saúde e longevidade agradecem!
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!