É comum no nosso dia a dia atribuímos atitudes, formas de falar, pensar e agir a uma determina situação devido a informações presentes em nosso subconsciente ou de forma inconsciente.
Mas será que esses dois termos significam a mesma coisa? Entenda abaixo de uma vez, qual a diferença entre inconsciente e subconsciente!
Consciência
Antes de explicar os dois termos, é necessário sabermos o que é a nossa consciência. Ela é a nossa forma de entendermos o mundo. É por ela que vivenciamos a experiência humana através dos sentidos a partir do momento em que acordamos. Esse conceito determina nossos pensamentos e sentimentos.
Qual a diferença entre inconsciente e subconsciente?
Subconsciente
O subconsciente é referente à parte da nossa consciência que desconhecemos em um determinado momento. Nosso cérebro armazena diversas informações para serem utilizadas de forma imediata ou refletiva.
Dessa forma, tudo o que ouvimos, vimos e vivemos pode influenciar em nossas escolhas de forma direta, ou apenas como lembranças.
Assim, o subconsciente são as informações que não processamos conscientemente em um momento, mas que pode ser acessada e lembrada quando feito um esforço para isso.
Quando você está na rua, concentrado em uma conversa com alguém, e passa um cachorro do seu lado, você não percebe a presença do animal. Porém, caso peçam para você se recordar do momento, muitas vezes você consegue recuperar alguns aspectos do evento, como o tamanho e cor do animal. Isso é o seu subconsciente agindo.
LEIA MAIS:
- Vidas passadas: é possível acessar essas memórias através da regressão?
- 3 Coisas que o subconsciente humano comanda e você nem imagina!
Inconsciente
No caso do inconsciente, o termo se refere à parte de nossa mente que não conseguimos acessar. Ideias, desejos, emoções e sentimentos se baseiam nessa parte da mente, que muitas vezes não sabemos de onde vem.
Com isso, o inconsciente é feito por desejos socialmente inaceitáveis, algumas memórias traumáticas ou sentimentos dolorosos que foram reprimidos.
O cérebro protege nossa mente desses sentimentos para evitar o sofrimento, entretanto elas ainda estão lá. Apenas um psicanalista experiente consegue trazer à tona algumas dessas memórias, com muito esforço.
Resumo do significado
Por esse motivo, para entender de uma vez como diferenciar esses dois termos, imagine um iceberg. Na ponta dele, perceptível ao olho nu, está nossa consciência. Entretanto, o iceberg possui sua maior parte embaixo da água, onde está o subconsciente. E lá no fundo do iceberg, em seu lugar mais profundo está o inconsciente.
Um exemplo da informação presente em nosso subconsciente é o fato de não gostarmos de um alimento, como a banana, por exemplo. Com esforço podemos associar esse não gostar com o fato de a banana ter sido servida no período da escola, que por alguma razão foi uma experiência ruim.
No caso do inconsciente, o fato de não gostar dessa banana pode estar associado a um trauma de infância, como a obrigação de você ter que comer, mesmo sem querer, ou por ter passado mal com aquele alimento, mas você não se lembra dessas situações.
Gostou de ter essa visão simples de qual a diferença entre inconsciente e subconsciente? Para ler mais conteúdos como este, acesse o Lê Mundo!