Qual a diferença entre introvertido e extrovertido? Veja os pontos principais!

Existe uma diferença entre ser introvertido e extrovertido. Em suma, esses dois conceitos são antagônicos. Confira!

Os seres humanos, naturalmente, são seres sociais. Desse modo, em alguma escala, por mais ínfima que seja, os sujeitos comunicam-se. Em vista disso, levando em consideração as características de cada sujeito, pode-se perceber que existem dois tipos de personalidade com bastantes diferenças: a introvertida e a extrovertida. Nessa perspectiva, quando uma pessoa é reservada e não consegue se abrir facilmente com as pessoas, essa pessoa é considerada introvertida. No entanto, quando uma pessoa é facilmente sociável, falante, e gosta de fazer muitos amigos rapidamente, se dá bem com quase todo mundo, então essa pessoa provavelmente é um sujeito extrovertido.

Quais as diferenças entre o introvertido e o extrovertido?

Mas não é apenas isso. Confira abaixo algumas diferenças entre introvertidos e extrovertidos, e veja com qual você se identifica mais.

O que significa ser introvertido?

Como foi dito anteriormente, ser introvertido é um traço de personalidade de um determinado sujeito. Nesse caso, trata-se de um traço de personalidade no qual a pessoa acaba se interessando muito mais por seu próprio eu subjetivo, mentalmente. Em vista disso, os introvertidos são pessoas reservadas por natureza, visto que estão preocupados principalmente com os seus próprios pensamentos e sentimentos. Essa é uma das grandes diferenças entre os extrovertidos e introvertidos.

No entanto, existe um grande equívoco relacionado às pessoas introvertidas.

O fato de você ser introvertido, não significa que não possa ser mais aberto com pessoas que você está acostumado a viver. Muitas pessoas introvertidas, quando conseguem firmar um laço de amizade, passam a ser mais abertas com sujeitos específicos. Isso, portanto, não interfere necessariamente no processo de conhecer novas pessoas. Além disso, as pessoas introvertidas acabam, muitas vezes, preferindo ficar sozinhas, visto que se sentem mais confortáveis dessa maneira.

LEIA MAIS: Afinal, é TDAH ou ansiedade? Saiba como diferenciar as duas condições!

Nessa perspectiva, as pessoas introvertidas, geralmente, acabam preferindo atividades mais relacionadas à leitura, escrita, ouvir uma música, e assim por diante. Coisas que você pode fazer sozinho sem precisar de outras pessoas. A maior parte das pessoas acreditam que as pessoas introvertidas são tímidas e antissociais, mas isso não é real. Por mais que não façam amigos de forma rápida, quando constituem um elo de amizade, este elo costuma ser profundo e enraizado.

O que significa ser extrovertido?

Geralmente, as pessoas extrovertidas possuem um perfil bem delineado e operam de maneira bem diferente — quase que de forma antagônica — em relação aos sujeitos que são introvertidos. As pessoas extrovertidas preferem ter muitas interações sociais ao longo da sua existência. Ou seja, a identidade de uma pessoa extrovertida está ligada diretamente ao fato de gostar de ter interações sociais.

Nessa perspectiva, entende-se que os sujeitos extrovertidos preferem focar nas realidades práticas ao invés de focar nos sentimentos e nas punições que o próprio eu subjetivo manifesta, possuindo uma certa aversão ao fato de estar sozinho, aversão à solidão. Dessa maneira, esses sujeitos tendem a ser muito mais sociais, práticos, entusiasmados com as coisas, além de serem bem informais na maior parte das suas interações sociais.

LEIA TAMBÉM: Por que nos lembramos de coisas que nunca aconteceram?

Não obstante, suas habilidades de comunicação costumam ser excelentes. Ou seja, as pessoas que possuem esse tipo de personalidade conseguem desfrutar de diversos encontros sociais e gostam, de fato, de tornar-se o centro das atenções nos locais que estão frequentando. Essas pessoas não costumam mudar quando estão no privado ou no público.

Por fim, vale enfatizar que o fato de uma pessoa ser extrovertida ou introvertida está ligado diretamente com a estrutura social na qual cresceu e desenvolveu suas aptidões sociais. De fato, os sujeitos são reflexos das pessoas que vivem em seu entorno, projetando tudo que há de bom ou de ruim acerca desse espaço subjetivo e físico que os circundam.

Gostou de saber quais as diferenças principais entre introvertidos e extrovertidos? Então continue explorando o Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este!

comportamentopsicologia
Comments (0)
Add Comment