Quem possui um gato dentro de casa provavelmente já passou por alguma situação extremamente difícil em não encontrar o seu animal. O hábito de fugir de casa é comum nos gatos, entretanto o animal tende a retornar em poucas horas. Por esse motivo, confira abaixo o que leva a essas fugas, como evitar e porque quando gatos fogem eles voltam facilmente para casa.
O que leva a uma fuga?
Os gatos são animais com vários extintos predatórios, portanto, é comum que os gatos fujam para caçar, para delimitar o seu território ou se reproduzir.
Nesses casos, é comum que ele suma por algumas horas ou que leve de 2 a 3 dias para retornar. Normalmente esses animais não vão muito longe, ficando a cerca de 1 quilômetro e meio de sua residência.
Além disso, os gatos são extremamente curiosos. Então caso ele encontre algo que chame bastante a sua atenção, ele pode ir até o local averiguar, prolongando seu passeio.
LEIA MAIS:
- Como funciona a visão noturna de um gato? Confira!
- Por que gatos não gostam de água? Entenda os motivos!
Por que quando gatos fogem eles voltam?
Alguns estudos já foram feitos para tentar entender como os gatos conseguem se localizar e retornar para casa, mesmo após longos períodos.
Dessa forma, diversas teorias trazem que os gatos possuem uma geolocalização magnética, que utiliza os campos geomagnéticos da Terra para obter informações de direção, distância, localização, etc.
Junto a isso, seu incrível olfato consegue detectar pistas para refazer trajetos e encontrar pessoas. Seu gato provavelmente sabe o cheiro que você e sua casa tem!
Como evitar que o seu gato fuja de casa?
É possível adotar algumas medidas que vão reduzir drasticamente a quantidade de fugas do seu felino. Muitos tutores sentem-se preocupados com o animal, principalmente os mais velhos ou muito novos, por achar que em algum momento eles podem não conseguir retornar para casa, o que é totalmente válido!
Por esse motivo, a primeira forma de evitar que seu gato fuja é a castração. Como muitas das fugas são direcionadas para procriação, isso irá evitar a procura por outros animais, além de ser um importante controle populacional.
Em seguida, um outro importante item é manter as janelas e portas fechadas ou teladas. Um gato que vive dentro de casa é muito mais saudável do que aquele que vive solto, pois ele estará seguro de doenças, vírus e comidas estragadas na rua.
Por fim, distraia, brinque e faça atividades que tragam a sensação de caça para esses animais, para que eles não necessitem ir até fora de casa.
Gostou desta matéria? Acesse o Lê Mundo e confira mais conteúdos como este!