É normal nos sentirmos cansados após realizar alguma atividade que exija muito do nosso cérebro, como se o órgão estivesse exausto de tanto pensar.
De certa forma, isso é verdade, pois o cérebro também consome calorias para fazer as tarefas naturais de todo ser humano.
Esse órgão vital está relacionado a tudo que fazemos, como o movimento do corpo, o funcionamento de órgãos como o coração, intestino, fígado. Isso tudo além de comandar nossa respiração, pensamento, armazenar informações e milhares de outras funcionalidades.
Para tudo isso funcionar é necessário que haja energia suficiente! Confira quantas calorias o cérebro gasta para manter suas atividades, e se esse gasto é efetivo para a perda de peso.
O corpo está sempre consumindo calorias
A grande maioria da população relaciona o gasto de energia com a prática de atividades físicas, seja as atividades comuns do dia a dia, como caminhar, subir escadas, carregar uma mochila, etc., e também o gasto feito por um exercício físico programado, como musculação, natação, dança e outras.
LEIA MAIS:
- Ler antes de dormir pode fazer mal: Confira o que evitar!
- As 5 mutações genéticas mais legais e comuns nos seres humanos!
Entretanto, o nosso corpo está sempre utilizando energia para realizar as funções vitais de forma automática, como a respiração, o batimento cardíaco, o fluxo sanguíneo, o movimento do intestino, e é claro o cérebro.
Normalmente 20% da energia consumida vai para o cérebro apenas para a realização das atividades básicas.
Quantas calorias o cérebro gasta?
No geral a queima de calorias é baixa quando comparada a outras atividades. A média de gasto em 24 horas é de 350 calorias com atividades cerebrais. Para perder peso usualmente é necessário gastar cerca de 1000 calorias para cada 1 quilo que se deseja perder.
Portanto, se você contasse exclusivamente com exercícios mentais para perder peso, a tarefa seria árdua.
Para exemplificar, uma pessoa com 70 kg queima cerca de 42 calorias durante uma leitura de 30 minutos. Para queimar 1000 calorias, a pessoa teria que passar cerca de 24h lendo.
É bem melhor ir para um parque fazer uma caminhada rápida, não é mesmo?
Por que nos cansamos quando pensamos demais?
Quando estamos executando uma atividade que exige muito de nosso cérebro, nossos neurônios precisam absorver oxigênio e glicose extra presentes no sangue. Como resultado, a taxa de glicose disponível nos vasos sanguíneos cai, afetando as outras atividades corporais que também demandam essa fonte de energia. Por essa razão, sentimos exaustão após um longo dia de pensamento.
Gostou de saber quantas calorias o cérebro gasta? Acesse o Lê Mundo e descubra outros conteúdos interessantes!