A stevia é um adoçante natural derivado da planta Stevia rebaudiana, da família Asteraceae, originária da América do Sul, na Serra de Amambai, região limítrofe entre o Brasil e o Paraguai. No entanto, somente no final do século XIX, um botânico suíço que trabalhava na América do Sul efetivamente documentou a chamada folha doce.
Depois disso, a stevia começou a ser disponibilizada de diversas formas, sendo a mais popular o extrato branco em pó. Nesse sentido, é importante destacar que o adoçante da stevia é bem diferente do açúcar em muitos aspectos. Com isso, diversos motivos fazem da stevia uma excelente opção, tanto para diabéticos quanto para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Se ainda te restam dúvidas acerca dos benefícios da stevia e de como ela é melhor que o açúcar refinado, confira aqui algumas razões que fundamentam essa afirmação.
4 Razões que indicam que a stevia é melhor que açúcar refinado
Stevia não possui calorias
Todos sabem que o açúcar refinado engorda e isso não há como negar, considerando a quantidade de calorias que ele possui. No entanto, o açúcar está presente em inúmeros alimentos. Em consequência disso, 34% dos adultos que residem na América do Norte são obesos e, entre os jovens, esse número fica na casa dos 17%.
No entanto, felizmente, o adoçante stevia não possui calorias. Portanto, embora não seja um produto voltado à perda de peso, os benefícios da stevia em relação ao açúcar refinado são óbvios nesse sentido.
Stevia é uma ótima opção para diabéticos
O motivo pelo qual o açúcar é muito prejudicial aos diabéticos é que ele possui quantidades significativas de carboidratos na composição. Nesse sentido, para auxiliar na dieta dos portadores de diabetes, cientistas desenvolveram um sistema chamado índice glicêmico, que permite determinar os tipos de alimentos adequados a esse grupo de pessoas.
Fugindo um pouco de uma abordagem teórica mais complexa, em suma, alimentos que possuem índice glicêmico inferior a 50 são considerados relativamente seguros para as pessoas portadoras de diabetes. Ou seja, quanto menor for o número, melhor.
Para ter uma ideia, as maçãs possuem um índice glicêmico de 39. Já a stevia possui índice glicêmico zero. Isso faz com que ela se torne ideal para quem possui diabetes e queira comer alguns doces.
LEIA MAIS: 3 Melhores chás para diabetes e que ajudam a reduzir o açúcar no sangue!
Stevia consegue regular a hipertensão
Historicamente, as tribos nativas da América do Sul já usavam a stevia para adoçar seus chás de ervas. Com isso, além da doçura, eles também a utilizavam para poder baixar a pressão arterial das pessoas que sofriam de hipertensão. Atualmente, alguns médicos inclusive fazem a prescrição de medicamentos que contêm stevia para ajudar no controle de pessoas hipertensas.
Stevia é benéfica para os dentes
Quando fazemos a ingestão de açúcar, forma-se uma camada de bactérias em nossos dentes, causando cáries e placas dentárias a longo prazo. Nesse sentido, os chamados polialcoóis, como eritritol, maltitol e sorbitol, são ingredientes presentes em gomas de mascar e pastas de dentes porque as bactérias dentárias não possuem a capacidade de fermentá-los e, com isso, eles não podem aderir aos dentes.
No entanto, a stevia possui os mesmos benefícios que os álcoois de açúcar, possuindo também, como foi dito, um índice glicêmico zero, sendo, portanto, muito mais saudável para a arcada dentária.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!