O Banco Central do Brasil(Bacen) anunciou que iniciará os testes do real digital ainda em maio e, para isso, convocou alguns dos maiores bancos, fintechs e cooperativas de crédito para participar dessa fase inicial.
Entre as instituições financeiras interessadas em participar dos testes, destacam-se os bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, que submeteram suas propostas e estudaram o assunto internamente há algum tempo. De fato, esses bancos já possuem experiência com a tokenização de ativos financeiros e desejam testar o real digital tanto no varejo quanto no atacado e na negociação de títulos públicos.
Outra coalizão de cooperativas de crédito, incluindo o Sicoob e o Sicredi, também apresentou uma proposta para testar o real digital com seus cooperados no varejo. O Mercado Bitcoin, uma das principais empresas criptográficas do Brasil, estruturou um consórcio com três outras empresas da área de infraestrutura do mercado financeiro tradicional para testar a nova tecnologia no varejo.
LEIA MAIS: Novo golpe coloca segurança de bancos em dúvida; confira e evite problemas
O BV também apresentou sua proposta para participar dos testes do real digital. A ABBC, que representa as instituições financeiras de menor porte, inscreveu-se para participar via consórcio com uma instituição financeira não divulgada.
Embora o prazo para submeter as propostas tenha terminado, o Banco Central admitiu a possibilidade de ampliar o número de participantes caso seja necessário para ter uma representatividade maior dos interessados no protocolo.
Seleção dos participantes
O Bacen selecionará os participantes conforme a capacidade técnica e experiências das equipes na tecnologia blockchain que podem agregar aos testes. Além dos participantes diretos dos testes, o BC criou um fórum permanente de discussões sobre o tema, cuja primeira reunião está prevista para junho.
LEIA MAIS: Caixa divulga excelente novidade que irá te trazer mais segurança financeira
Entre as plataformas de investimento, havia uma expectativa de que a XP e a Genial apresentassem suas propostas com foco nas operações de varejo, além da negociação de títulos públicos.
Embora o BTG Pactual estivesse previsto para participar dos testes do real digital, juntamente com sua plataforma de negociação de ativos digitais e experiência na tokenização, ainda não há confirmação de sua participação.
Da mesma forma, o Santander, Safra e Nubank, que também foram citados como instituições financeiras interessadas nessa fase de testes, ainda não confirmaram sua participação. Também especula-se que a Caixa entraria com a bandeira Elo.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar“✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.