É comum ver em cenas de filmes ou programas de televisão, o clássico hábito de alguém respirar no saco de papel na tentativa de conter a hiperventilação, causada muitas vezes por algum episódio de ansiedade e nervosismo.
Mas, será que isso realmente ajuda e é indicado? Continue lendo esse post até o final para descobrir!
O que é a hiperventilação?
A hiperventilação acontece quando alguém está respirando tão rápido e profundamente que ocorre uma alteração na proporção de oxigênio e dióxido de carbono na corrente sanguínea. Com isso, se concentra muito oxigênio para pouco dióxido de carbono no sangue.
Geralmente, essas condições são provocadas por um ataque de pânico ou ansiedade. Desse modo, a grande concentração de oxigênio no sangue pode levar ao aumento do PH sanguíneo. Isso favorece a alcalose respiratória, um problema que deixa o sangue mais alcalino do que deveria.
Com isso, alguns sintomas podem surgir, como tremores, tontura e diversos outros efeitos colaterais.
LEIA MAIS: Por que segurar o pum faz mal? Confira 4 motivos principais!
E por que é utilizado o saco de papel para conter a hiperventilação?
Como os seres humanos expiram dióxido de carbono durante a respiração, acredita-se que respirar no saco de papel fará com que a pessoa inale novamente esse gás que ela acabou de exalar. Logo, isso ajudaria a restaurar o equilíbrio do PH do sangue e aliviaria os sintomas.
Respirar no saco de papel realmente funciona?
Apesar de algumas pessoas relatarem que têm sucesso com esse truque, ainda é necessário evidências científicas para constatar a eficiência, segurança e perigos desse método.
Isso porque, pode ser bastante perigoso respirar no papel durante a hiperventilação caso a razão não seja por um ataque de ansiedade ou pânico. Por exemplo, se o distúrbio na respiração for causado por asma, hipoxemia, doenças cardíacas ou pulmonares, limitar a sua respiração pode piorar a situação ao invés de melhorar.
Portanto, alguns especialistas aconselham ser melhor não tentar. E aqueles que consideram essa técnica como uma possível solução para a hiperventilação causada por ataque de pânico ou ansiedade, alertam que deve ter muita cautela. Desse modo, você só deve respirar no saco de papel de 6 a 12 vezes e nunca deixar que alguém segure o saco para você.
Ainda assim, o mais indicado é procurar a ajuda de um médico para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado.
Gostou de conhecer porque existe o truque de respirar no saco de papel? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Lê Mundo!