Há pouco tempo, um caso chamou muita atenção da imprensa quando a ex-participante do BBB21 e cantora, Pocah, foi hospitalizada depois de sentir dores intensas no estômago causadas por uma má digestão.
Tudo isso aconteceu depois que a cantora começou a segurar o pum por vergonha de soltar os gases na presença do seu namorado. Isso acabou se transformando em um problema de saúde com direito a ida ao hospital.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar porque segurar o pum faz mal para você nunca passar por essa situação. Confira a seguir!
4 motivos para você entender porque segurar o pum faz mal
O intestino sofre maior pressão
As flatulências são gases formados durante o processo de digestão e que foram feitos para serem liberados, pois eles não devem ficar armazenados em nosso organismo.
Logo, quanto mais tempo uma pessoa segura um pum, maior é a pressão nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, essa pressão pode ser tanta que pode provocar uma dor muito forte na barriga. E se a pessoa tiver esse hábito todos os dias, ela sempre sofrerá de um enorme desconforto abdominal diário que evidencia o quão segurar o pum faz mal para a pessoa.
LEIA MAIS: Tomar banho depois de comer faz mal: verdade ou mito? Descubra!
O odor fica muito mais desagradável
Se você tem vergonha de soltar um pum por causa do odor, saiba que segurá-lo só irá piorar ainda mais a situação. Isso porque, quanto mais tempo os gases ficam presos no intestino, mais eles tendem a acumular bactérias e apodrecerem. Assim, o odor tende a ficar ainda mais desagradável.
Portanto, quando você não aguentar mais ou perder o controle e soltar o pum, o cheiro será tão forte e se espalhará tanto que, mesmo quem não tiver tão próximo de você, poderá sentir.
Prejudica a saúde do cólon
Precisamos lembrar que os gases são formados através de um processo natural do nosso organismo. Sendo assim, mantê-los presos não é nada saudável e pode provocar diversos problemas para a saúde do cólon.
Acontece que a liberação dos gases é uma tentativa do corpo de colocar para fora subprodutos do processo digestivo, que podem ser tóxicos para o organismo. Desse modo, impedir que esse processo aconteça é totalmente desaconselhável.
Falhas nos esfíncteres intestinais
Depois de ficar segurando o pum por muito tempo, a pessoa pode começar a apresentar problemas como esfíncter desregulado. Com isso, no futuro, poderá perder a capacidade de segurar as fezes.
Você sabia os motivos pelos quais segurar o pum faz mal? Confira outros conteúdos interessantes aqui no Lê Mundo!