Saiba quais são as 14 raças de cachorro que vivem mais

Mais que simples curiosidade, saber o tempo de vida do cãozinho ajuda no planejamento de seu bem-estar

Você sabe quanto tempo vive um cachorro? Ao contrário do que se pensou por anos, não há um padrão fixo para a espécie. Ou seja, há algumas raças de cachorros que vivem mais. E, saber disso não é mera curiosidade, mas auxilia no planejamento do próprio bem-estar do pet. 

Alguns estudos indicam que, quanto menor o porte, mais lenta é a taxa de envelhecimento. Porém, isso é apenas uma regra geral e as variáveis para isso ainda não são totalmente claras. De qualquer forma, listamos abaixo algumas das raças de cachorro que vivem mais para auxiliar nos cuidados com seu pet.  

As 14 raças de cachorro que vivem mais

Yorkshire Terrier

Um exemplar claro da teoria de que cães pequenos têm vida mais longa! Yorkies vivem, em média, de 14 a 16 anos. Embora atualmente esta seja uma das raças mais populares entre os tutores e tutoras, seus ancestrais eram usados para caçar ratos. Por isso, é bastante agitado e curioso e, ao mesmo tempo, dócil e muito inteligente.

LEIA MAIS:

Poodle

Já sabe que os pacotes de amor com pelo encaracolado podem ser grandes ou pequenos, né? O poodle toy, o menor deles, pode viver até 20 anos! Mas, o tempo de vida médio da raça é de até 18 anos.  

Maltês

O fofíssimo maltês tem uma vida média de 12 a 15 anos. E aqui, vai uma curiosidade sobre a raça. Você sabia que ela existe há 28 séculos? Há indícios de que tenham sido adorados pelos antigos egípcios, e de que haja registros escritos por filósofos gregos e romanos sobre eles.  

Spitz Alemão

O lulu da Pomerânia é uma bola de pelos ambulante, bem parecido com uma juba de leão. Enérgico e muito parceiro, vive em média 16 anos. 

Boston Terrier

Esses pequenos exibicionistas adoram brincar e costumam viver cerca de 14 anos. Com seus olhões hipnotizantes, demandam cuidado com o sol, vento e poeira. Vale comprar uma viseira para protegê-los.  

Shih-tzu

Ainda que hoje frequente a casa de quase todo mundo e adore um colinho, a raça permaneceu desconhecida  no mundo ocidental até o século XX. Porém, era a favorita da realeza na dinastia Ming, na China. Seu tempo de vida médio é de 11 a 14 anos, podendo chegar a 16. Ainda que não tenham especificações quanto à saúde, demandam cuidado com os olhos proeminentes. 

Dachshund

O cãozinho salsichinha ou da Cofap geralmente vive de 12 a 14 anos. Simpático, foi usado para caçar texugos durante a Idade Média, graças ao porte baixo e comprido. 

Beagle

Essa simpatia em forma de cachorro vive de 12 a 14 anos. Os Beagles são curiosos, inteligentes, têm ótimo olfato e adoram comer. Então, para manter essa longevidade, tome cuidado com a dieta, hein?

Pastor de Shetland

Os agricultores das Ilhas Shetland, na Escócia, criavam esta raça para o pastoreio. Uma de suas características era o pequeno porte, o fato de comer menos e, apesar disso, viver mais, de 12 a 14 anos. Porém, o cão é mais propenso a problemas oculares, como collie eye, uma doença hereditária que pode levar à cegueira, e Von Willebrand, um distúrbio de coagulação do sangue que também afeta humanos.

Labrador Retriever

Uma das raças mais populares entre os animais de estimação,  é também uma das que mais vivem, entre os cachorros de grande porte: 10 a 12 anos. Energéticos, adoram brincar, o que os ajuda a manter essa longevidade. Cuide do peso do pet e, também, do quadril, uma vez que tende a ter problemas nessa parte do corpo. 

Chihuahua

O Chihuahua, a menor raça reconhecida, tem suas raízes no século IX, quando eram adorados na América Central, mais precisamente, no México. Elétricos, vivem normalmente de 14 a 18 anos, podendo chegar a 20! Porém, não são muito amigáveis ao clima frio, nem a pessoas estranhas. 

Pug

Com seus olhos grandes e focinhos achatados, os pugs têm uma carinha engraçada que lhes é característica. A raça vive, em média, de 12 a 15 anos, ou seja, um relacionamento de longo prazo. Porém, seu pequeno porte favorece o ganho de peso, o que não é nada saudável. O focinho achatado também pode favorecer problemas respiratórios. 

Vira-latas

Por fim, nossos mais amados vira-latas, aqueles que têm vida eterna, especialmente no nosso coração! Os cães de raça não definida costumam viver, em média, 14 anos. Mas, não se admire se encontrar um vila-lata caramelo de 16 anos, hein?

Lhasa apso

Também vivem bastante os cãezinhos da raça lhasa apso, aquele que inspirou o Floquinho, do Cebolinha. A expectativa de vida é de 15 anos.

Ainda bem que há várias raças de cachorro que vivem mais, não é? Porém, para manter essa longevidade, é importante cuidar da saúde do pet, levando à clínica veterinária com frequência e adotando uma dieta adequada. 

Agora que você sabe quais são as raças de cachorro que vivem mais, consegue planejar melhor como cuidar do seu pet ao longo dos anos. Mas, se ainda não tem um, não se paute nisso quando for adotar. Por mais que doa saber que, um dia, seu bichinho irá partir, o importante é seguir seu coração e dar-lhe o máximo de amor que puder!  

cachorros
Comments (0)
Add Comment