Apesar de muito úteis, as facas podem dar bastante trabalho quando ficam cegas. Inclusive, algumas pessoas preferem até mesmo comprar novas do que ter o trabalho de afiá-las.
Porém, é possível aumentar bastante a sua vida útil através de truques e hábitos bem simples, mas que muitos acabam ignorando no dia a dia.
Com isso em mente, separamos um erro que deixa a faca cega e que você deve evitar a qualquer custo.
O problema da faca cega
Todo mundo que cozinha sabe o quanto uma lâmina cega pode atrapalhar durante esse processo. Além de nos fazer perder tempo, essa condição pode atrapalhar até mesmo o resultado final da comida.
Afinal, quando se utiliza uma faca sem fio, torna-se mais desafiador criar uma refeição visualmente atraente, com cortes precisos e pedaços bem preparados.
Isso é ainda pior entre quem cozinha em alto nível, por exemplo, visto que o padrão dos pratos deve ser sempre o mesmo. Ademais, é importante destacar que as facas cegas podem ser também um risco à saúde, visto que qualquer pressão em excesso pode fazê-las deslizar e causar um acidente.
LEIA MAIS:
- 5 erros na cozinha que você precisa evitar pela sua saúde
- 3 maneiras deliciosas de cozinhar abobrinhas mais rápido
O que pode cegá-la em pouco tempo?
Bem, o simples ato de bater com a faca na tábua de cortes ou raspá-la para jogar os alimentos na panela é o que pode afetar bastante a qualidade da lâmina. Isso porque esse movimento acaba destruindo o seu lado mais afiado e afetando sua eficiência ao longo do tempo.
Por esse motivo, o certo mesmo é virá-la e utilizar o lado cego para deslizar os vegetais picados. Claro, você também pode optar por fazer isso com a própria mão ou um objeto mais adequado, como raspadores específicos e muito utilizados em cozinhas profissionais.
Por mais que pareça um exagero, a verdade é que irá te poupar bastante com os gastos de novas facas.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!