Muitas pessoas costumam sentar-se de pernas cruzadas, seja por achar a posição confortável ou por considerá-la mais elegante. De fato, essa posição pode alterar a postura corporal, gerando uma imagem apropriada para diferentes ocasiões.
No entanto, um estudo do National Center for Biotechnology Information identificou alguns riscos associados a essa posição, especialmente quando permanecemos nela por muito tempo. O estudo considerou tanto a cruzada de perna na altura dos joelhos quanto a cruzada de perna na altura dos tornozelos, que é uma postura mais relaxada.
De acordo com o estudo, ambas as posições podem ser prejudiciais à saúde, embora uma delas seja potencialmente mais danosa. Quer saber o que uma simples cruzada de perna pode causar? Então, continue lendo!
Qual cruzada de perna é pior?
Embora ambas as formas de cruzar as pernas sejam prejudiciais, a cruzada na altura do joelho pode ser pior do que a do tornozelo. Essa posição pode gerar um risco maior de desalinhamento postural, problemas de circulação e o aparecimento precoce de doenças.
LEIA MAIS: 5 verdades duras que você precisa aceitar para ter uma vida mais feliz
Risco à circulação
Cruzar as pernas provoca um acúmulo de sangue em certos locais, o que pode resultar no aumento da pressão arterial. Este é o motivo pelo qual não se deve medir a pressão arterial com as pernas cruzadas. Permanecer muito tempo nesta posição pode causar danos aos vasos sanguíneos.
Enfraquecimento dos músculos
Quando você cruza as pernas, acaba por alongar os músculos da pelve e do glúteo de maneira antinatural. Assim, eles podem enfraquecer se forem expostos excessivamente a essa posição.
Os ossos pélvicos também podem sofrer
Este alongamento dos músculos pélvicos pode causar uma alteração significativa nos ossos pélvicos. Os ossos se posicionam naturalmente em relação ao tamanho dos músculos, mas, quando estes se alongam, os ossos podem sofrer alterações.
Desalinhamento do quadril
Permanecer de pernas cruzadas por muito tempo pode provocar um desalinhamento do quadril, resultando em um lado mais alto do que o outro. Como o quadril é a base de apoio para nossos membros inferiores, essa mudança pode afetar nosso modo de andar.
Pode aumentar o risco de escoliose
Além de aumentar o risco de desalinhamento do quadril, a posição de pernas cruzadas também pode levar ao desalinhamento da coluna e dos ombros, potencialmente desencadeando um quadro de escoliose.
LEIA TAMBÉM: Como fazer uma picada de inseto parar de coçar? Aplique estas técnicas!
Infertilidade nos homens
O risco é ainda maior para os homens, uma vez que a posição de pernas cruzadas pode elevar a temperatura de seus testículos. A temperatura normal desse órgão deve ser entre 2 e 6 graus, mas a posição pode elevá-la em até 3,5 graus, o que diminui a quantidade de espermatozoides.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para acessar mais matérias como esta!