Ao longo de toda a trajetória humana, o ser humano desenvolveu-se a para ser um indivíduo social. Nesse sentido, com o transcorrer dos séculos, passamos a construir comunidades, cidades, partilhar conhecimentos, ideias, produtos, serviços, até chegarmos a esse determinado momento. Desse modo, partindo dessa premissa de contato com os demais, é nítido que quase todas as pessoas gostam de pensar que são charmosas, interessantes, atraentes, excitantes, etc. Entretanto, você já parou para pensar que talvez você não seja nada disso?
E se aos olhos dos demais você for considerada uma pessoa chata? De fato, embora não exista nada de errado em ser uma pessoa chata, sinceramente, você não gosta de estar na companhia de alguém assim, não é mesmo? Geralmente, pessoas chatas são desinteressantes, cansativas, desmotivantes e destruidoras da positividade. Esses sujeitos costumam drenar a energia mental de todos os que se encontram ao seu redor, fazendo-os sentirem exaustos e cansados.
Então, quando alguém chama você de chato, você deve pensar: “Eu realmente sou uma pessoa chata?”. Se você está chegando em rodas de conversas com seus amigos e eles não estão puxando assunto ou percebe que os outros estão falando de você quando não está por perto, possivelmente as pessoas podem estar achando você uma pessoa chata. Se você está passando por isso e não sabe dizer se está sendo chato, esse texto irá te ajudar a entender essa questão.
Confira aqui alguns sinais que podem dizer se você está sendo uma pessoa chata.
LEIA MAIS: Confira 5 dicas para se livrar de uma pessoa chata!
Sinais característicos de uma pessoa chata
Não possui opinião sobre nada
Inicialmente, é preciso deixar claro que uma pessoa chata é aquela que nunca tem nada a acrescentar em um diálogo. As pessoas chatas não possuem opinião, nunca discordam ou discutem, nem mesmo falam por si, somente algumas vezes. Desse modo, se você está chegando nos lugares e não está contribuindo para a conversa, provavelmente as pessoas devem estar pensando que você é uma pessoa chata.
Só sabe falar sobre si
Enquanto falar de si mesmo é o tópico favorito das pessoas chatas, para outras, isso pode ser totalmente inapropriado. Um dos principais sintomas de uma personalidade chata é a pessoa falar sobre si constantemente. Obviamente, é importante compartilhar as suas conquistas, lutas, pensamentos e emoções com os outros, ainda mais com amigos e entes queridos. No entanto, é preciso deixar claro que ninguém está a fim de ouvir você falar de si o tempo todo. Ouvir os outros também é uma ótima forma de empatia.
Não tem paixão e entusiasmo pelo que faz
Geralmente, uma pessoa chata não tem ambição por nada, não persegue seus objetivos com paixão e determinação, comporta-se de maneira passiva, sem sonhos, etc. Quando lhe faltam essas características, as pessoas se sentirão entediadas em sua presença. Em outras palavras, com certeza as pessoas te consideram uma pessoa chata.
LEIA MAIS: Como saber se minha família é disfuncional? Veja estes sinais!
Como deixar de ser uma pessoa chata
Se você está achando que se tornou uma pessoa chata, fique tranquilo, porque existem formas de mudar isso. Inicialmente, você pode começar a mudar o seu comportamento e ouvir mais os outros. Estar mais interessado nos outros é uma ótima forma de conseguir falar e trocar experiências, sem ser uma pessoa chata que só pensa em si.
Outra maneira de deixar de ser uma pessoa chata é começar a sorrir mais, deixar de ser tão negativo com as coisas que circundam o seu universo de experiências.
Por fim, ser uma pessoa mais confiante pode fazer você deixar de ser uma pessoa chata. Não importa se você está concordando ou não com os outros em uma conversa, é importante que você deixe claro, de forma corajosa, o que você pensa sobre um determinado assunto. Quando você defende com convicção aquilo que pensa, automaticamente os outros sentem a sua confiança e passam a te achar alguém interessante, e não uma pessoa chata.
Gostou desse artigo? Então, confira muito mais no site Lê Mundo e se inscreva para ficar por dentro das novidades!