Segundo especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, as doenças cardíacas são uma das principais causas de morte. Por isso, separamos aqui 3 sintomas de artéria entupida no coração para você ficar de olho!
Dados apontam que uma pessoa morre a cada 34 segundos nos EUA por doenças cardiovasculares. Além disso, cerca de 697.000 pessoas desse país morreram de doenças cardíacas somente no ano de 2020.
No entanto, é preciso enfatizar que uma grande porcentagem desses casos pode ser evitada por escolhas diferentes no que se refere a um estilo de vida mais saudável, como parar de fumar, fazer exercícios por pelo menos 150 minutos na semana e ingerir alimentos mais saudáveis e nutricionais. Em vista disso, um estudo desenvolvido pela American Heart Association apontou que 80% das doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrame, podem ser evitadas.
Além disso, conforme a mesma pesquisa, ter as artérias entupidas é uma das condições mais comuns para desenvolver doenças cardíacas. Portanto, saber entender quais são os sintomas de artérias entupidas é fundamental no combate ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como na detecção de tratamentos precoces que possam auxiliar nesse processo. Confira aqui alguns sintomas que indicam que você pode estar com artérias entupidas.
3 Sintomas de artéria entupida no coração para ficar atento!
Dores no peito ou desconforto constante
Ao que tudo indica, dores no peito ou desconfortos podem significar que o seu coração está com problemas devido às artérias estarem entupidas. Isso porque, quando uma artéria fica entupida, elas se estreita, dificultando com que o sangue, rico em oxigênio, circule para o músculo do coração. Logo, isso pode fazer com que você acabe sentindo dores no peito e desconfortos, mais conhecidos como angina. Nesse sentido, a angina pode causar dor no peito e pressão no tórax, além de poder acabar irradiando a dor para a mandíbula, o pescoço, os ombros ou até mesmo os braços.
Se você possui angina, deve ir ao médico imediatamente, visto que ela é um sintoma de doença arterial coronariana, e pode ser um grande alerta de um ataque cardíaco iminente. Não obstante, é importante deixar claro que os ataques cardíacos ocorrem quando o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é completamente bloqueado. Portanto, dependendo do grau de gravidade da doença arterial coronariana, o tratamento em questão pode envolver uma alteração significativa no estilo de vida, incluindo uso de medicações controladas, cirurgias ou até mesmo uma combinação dessas duas abordagens.
LEIA MAIS:
- 4 Aplicativos para diabéticos: o controle da doença na palma da mão!
- Coração partido pode matar? Entenda!
Dificuldade para respirar
A falta de ar está associada diretamente a doenças cardíacas, sendo, portanto, um sintoma comum. Se você se encontra com as artérias entupidas, automaticamente, o seu coração não irá conseguir bombear a quantidade de sangue que deveria. Desse modo, caso isso ocorra, pode haver um acúmulo de fluido nos seus pulmões, e esse fator é responsável pela dificuldade de respirar.
Além disso, em alguns casos, o coração pode, também, ser incapaz de fazer o fornecimento de oxigênio suficiente para o corpo, resultando em uma fadiga acompanhada de tontura. Caso você não esteja fazendo exercícios com frequência e comece a sentir uma dificuldade de respirar constante, é necessário procurar um médico o mais rápido possível para saber qual tratamento fazer e qual medicamento utilizar.
Pés inchados
Inchaço nos pés, na maior parte dos casos, indica que você deve estar com as artérias entupidas. Isso ocorre, em suma, pelas artérias se estreitarem e, consequentemente, acabarem reduzindo a quantidade de sangue que deveria fluir por meio delas, o que faz com que parte deve retorne para as veias. O resultado dessa falta de fluxo e do seu refluxo é o inchaço dos pés.
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.