Você já ouviu falar em psicologia das cores? Trata-se de um estudo que transforma cores em sensações ou emoções, com a finalidade de entender sua influência. Uma das mais analisadas, com certeza, é a psicologia da cor amarela, tão vinculada ao otimismo e energia.
Estes estudos utilizam a Teoria das Cores para compreender como elas impactam quem as percebe. Um dos campos que mais apelam à Psicologia das Cores é a Comunicação, sobretudo na Publicidade para a produção de suas peças.
Pois bem, no que toca à psicologia da cor amarela, normalmente a enxergamos como algo que remete também à riqueza (por isso, tanta gente usa roupas douradas na virada do ano). Ao mesmo tempo, é sinal de atenção no trânsito, por exemplo. O que explica tantas sensações diferentes?
A psicologia da cor amarela – uma visão geral
O amarelo é, sem dúvidas, uma cor brilhante que provoca sentimentos fortes. Basta ver o quanto qualquer coisa amarela chama a atenção rapidamente, já percebeu? O sol, por exemplo! Quer astro mais brilhante?
Ao mesmo tempo, é preciso ter uma certa cautela, pois o amarelo pode ser também abrasivo. Tanto que até leva à fadiga visual de aplicado em acesso.
Principais características da cor amarela
A psicologia da cor amarela explica, por algumas características, as sensações provocadas nas pessoas. Porém, frisamos que tais impressões não são universais e dependem tanto das experiências individuais como culturais. Veja:
Atenção
Uma das principais características do amarelo é a facilidade com a qual chama a atenção. Tanto que é utilizada como alerta em semáforos e nas placas de trânsito.
Leia também: 10 curiosidades sobre o daltonismo que vão te surpreender!
Difícil de ler
Ao mesmo tempo, o amarelo é uma cor cansativa para os olhos, em razão da luz refletida. Por isso, raramente é usado como fonte nas peças publicitárias.
Além disso, não é recomendado aplicá-lo como plano de fundo em monitores de computador para não causar fadiga ocular ou perda de visão, em casos extremos.
Energia
O amarelo é uma cor vibrante e, por isso, há indícios de que ela acelera o metabolismo. Já comentamos que também confere alta energia, graças à aparência brilhante que imediatamente chama a atenção.
Em suma, temos uma cor dinâmica que, ao mesmo tempo, parece fresca e intensa, avassaladora e impetuosa. Assim, no mercado, é vinculada a situações e produtos que devem criar a sensação de excitação.
Contudo, na prática, é preciso aplicar com cautela em razão dessa carga de emoções que a cor amarela traz. Para contornar isso, prefira os tons menos saturados para conferir uma sensação de tranquilidade.
Leia mais: 15 curiosidades sobre a cor azul: Veja as mais interessantes!
Quente
O amarelo é uma cor brilhante frequentemente descrita como alegre e quente. Ademais, costuma exalar brilho, luz, vitalidade, energia, otimismo, vontade de crescer e brilhar. Tanto que sol, estrelas e o girassol são associados a ela. Por isso, é interessante seu uso para chamar a atenção e evocar uma sensação de felicidade.
Frustração
Olha que curioso, ao mesmo tempo em que é uma cor enérgica e alegre, o amarelo pode despertar sentimentos de frustração e raiva. Muita gente, por exemplo, fica irritada em espaços pintados de amarelo.
Principalmente os bebês, que tendem a chorar mais em quartos dessa cor. Lembrando que tais associações não são universais, ou seja, há influências tanto das diferenças culturais quanto as experiências individuais. Ou seja, há consequências tanto agressivas quanto conflituosas.
Como se vê, os efeitos do amarelo são variados e complexos. Nem todo mundo responde à cor da mesma maneira. E você, como se segundo a psicologia da cor amarela? A que qualidades e situações você a associa?
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!