Os insetos e animais se comunicam de forma diferente dos humanos, utilizando sinais que nós não conseguimos sentir nem perceber com tanta facilidade.
Entretanto, no caso das abelhas essa comunicação é ainda mais precisa, pois esses pequenos insetos trabalhadores possuem funções específicas em sua colmeia, além de uma rainha para proteger a todo custo.
Dessa forma, entenda abaixo como as abelhas se comunicam e porque essa comunicação deve ser a mais precisa possível! Basicamente, existem 3 formas diferentes, confira.
Como as abelhas se comunicam?
A dança das abelhas
A primeira pela qual as abelhas se comunicam é através da dança. A dança das abelhas é uma forma de criar sinalizações entre elas principalmente para indicar os locais com mais néctar e consequentemente para se produzir mais mel.
Com isso, as abelhas se movimentam rapidamente em formato de oito durante um certo período de tempo. Quanto mais rápida e mais longa for a dança, maior é o indicativo de que a fonte de alimento encontrada é rica.
Existem ainda mais dois tipos de danças que as abelhas usam para se comunicar. Uma delas serve para comunicar às demais que é hora de ajudar a processar mais néctar. A outra serve para avisar às outras abelhas quando há uma grande quantidade de mel já produzida e que isso deve ser resolvido.
LEIA MAIS:
- Entre a dor e a beleza: Saiba como ostras produzem pérolas!
- Como os olhos de um gato brilham no escuro? Descubra o motivo!
Odores fortes
Os feromônios são outra forma de comunicação bastante utilizada. Esse feromônio é um odor potente para as abelhas, que significa que é a hora de atacar!
Assim, sempre que uma abelha precisa picar alguém, ela instintivamente libera um feromônio para que seja enviada a informação para toda colmeia, e que outras abelhas possam vir para a batalha.
Além disso, a rainha também secreta seu próprio feromônio. Nesse caso o feromônio conhecido como feromônio mandibular da rainha, basicamente serve para indicar a toda colmeia que ela está bem e que ainda comanda as abelhas.
Além disso, esse odor inibe o desenvolvimento de ovários nas abelhas operárias, tornando-a a única abelha com capacidade de colocar ovos na colmeia, portanto, a rainha.
Super aroma
A última forma de comunicação das abelhas é através da memória do cheiro que elas carregam. As abelhas são animais incríveis que possuem 10x mais receptores de cheiro em relação aos receptores de sabor.
Por esse motivo, elas são capazes de identificar aromas de flores que se agregam nas abelhas operárias, e armazenar essa informação, para que possa encontrar a mesma fonte de alimento ou buscar novas!
Para ler mais conteúdos interessantes como este, clique aqui!