Você é um imã de mosquitos? Descubra qual pode ser o motivo!

Você se considera um ímã de mosquitos? Entenda o porquê isso acontece!

Se você é o tipo de pessoa que acredita que os mosquitos têm “um encanto” por você e não sabe o porquê, temos uma notícia boa. Segundo cientistas, existem evidências que explicam por que os mosquitos acabam se atraindo mais por determinadas pessoas.

Por meio de estudos, uma equipe de pesquisadores, liderados por uma professora e pesquisadora da Universidade Rockefeller, procuraram identificar por que determinadas pessoas parecem atrair muito mais mosquitos do que outras. Confira mais sobre essa pesquisa a seguir.

Como funcionou a pesquisa

Ao longo de três anos, pesquisadores analisaram um grupo de 64 voluntários que usaram meias de nylon nos seus braços durante o período de seis horas por dia, por vários dias.

Para viabilizar a análise, a líder do experimento elaborou um olfatômetro com duas opções. Desse modo, os pesquisadores colocaram as meias em uma câmara de acrílico e liberaram os mosquitos Aedes aegypti, transmissores da febre-amarela, e observaram qual meia atraiu mais os insetos em questão.

LEIA MAIS: Mosquitos enxergam no escuro? Saiba como eles nos encontram!

Esse experimento possibilitou que os cientistas separassem os participantes em dois grupos: aqueles que atraíram muitos mosquitos e aqueles que não atraíram tanto assim.

Assim, conforme o que foi analisado, pessoas que atraíram muitos mosquitos apresentaram taxas elevadas de ácido carboxílico em sua pele, em detrimento dos participantes que não atraíram tantos mosquitos. Vale mencionar que ácidos carboxílicos costumam ser encontrados no sebo, uma vez que a substância oleosa é responsável por criar uma proteção que ajuda a manter a pele humana hidratada.

O odor e a secreção da pele possuem um papel nessa questão

Por fim, um participante tornou-se o “mais apetitoso” para os mosquitos no estudo. Ocorre que as meias dessa pessoa foram 100 vezes mais atraentes aos mosquitos do que as dos demais participantes do estudo.

Nesse sentido, vale destacar que o Aedes aegypti do sexo feminino sempre opta por usar o sangue do corpo humano para alimentar a sua prole. Portanto, esses pequenos predadores usam diversos mecanismos para identificar a presa perfeita antes de atacar.

Em vista disso, no que se refere à escolha das presas pelos mosquitos, os ácidos carboxílicos são somente um pequeno pedaço desse gigante quebra-cabeça. Por exemplo, o calor corporal e o dióxido de carbono que costumamos liberar quando fazemos o movimento de respiração também se mostraram responsáveis por atrair mosquitos.

LEIA TAMBÉM: Quanto tempo vive um mosquito? Descubra agora!

Além disso, os cientistas ainda não conseguiram explicar por que os ácidos carboxílicos tendem a atrair os mosquitos tão fortemente. Devido a isso, a equipe pretende estudar os efeitos da redução dos ácidos carboxílicos na pele.

Por fim, o consenso entre as pesquisas até então é de que mosquitos evoluem para caçar as suas presas por cheiro, perfume e aroma. Por isso esses insetos possuem preferências por determinadas pessoas.

Gostou deste artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!

animaisciência
Comments (0)
Add Comment