O filme Procurando Nemo tornou-se, com o transcorrer do tempo, um filme que fez parte da infância de muitas pessoas que até hoje lembram dele com muito carinho. A história conta a trajetória de um pai que procura o seu filho, um peixe que está perdido e encontra uma amiga que possui perda de memória, a Dory.
Dory é, de fato, um dos personagens mais cativantes de todo o filme. Você já parou para se perguntar qual peixe é a Dory? A Dory é um peixe que se chama cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus). Uma curiosidade acerca da Dory é que, embora ela seja somente azul no filme, durante a noite, esse tipo de peixe passa a ter a coloração branca. Esse é um detalhe que falta na obra, de fato.
Agora que você já sabe que peixe é a Dory, continue lendo mais um pouco para descobrir algumas curiosidades acerca do Cirurgião-patela!
Curiosidades sobre o cirurgião-patela, o peixe da Dory!
O peixe cirurgião-patela possui muitos nomes!
De fato, mesmo que o cirurgião-patela seja o nome mais comum para o peixe Dory, na realidade, ele faz parte da espécie cujo nome científico é Paracanthurus hepatus. Além disso, também pode ser chamado de regal tang, pacific blue tang, hippo tang, flagtail surgeon, wedgetail tang, e, simplesmente Dory.
LEIA MAIS: Você sabe qual é o peixe mais saudável para a sua dieta? Confira agora!
A espécie de peixe da Dory não é feita para ser criada em aquário
Inclusive isso gerou uma preocupação grande na época do filme, dado que houve um aumento na procura por peixe-palhaço pelo fato de ser raça do Nemo. O temor girava em torno de que isso refletiria também em pessoas procurando os peixes da espécie da Dory para criar.
Acontece que os cirurgiões-patela não conseguem se reproduzir em cativeiro, então eles não deveriam ser criados em aquários. Felizmente, não houve um grande aumento de procura por esse tipo de peixe após o sucesso do filme.
O cirurgião-patela nem sempre é um peixe azul!
Como dito anteriormente, a Pixar errou feio em retratar a Dory somente na cor azul, visto que isso é um grande equívoco. Na realidade, os cirurgiões-patela, quando são jovens, não possuem a coloração azul, mas sim amarela. Além disso, durante a noite, esses peixes também costumam ficar com a cor um pouco mais branca. Além disso, quando se encontram estressados, esses peixes também tendem a mudar a sua coloração.
LEIA TAMBÉM: 16 curiosidades sobre tubarões que impressionam: Confira a lista!
Os recifes jamais sobreviveriam sem a presença dos peixes como o cirurgião-patela!
Em síntese, este peixe faz parte da composição fundamental do ciclo de vida dos recifes e corais, visto que eles vivem de uma dieta que em sua totalidade é vegetariana. Desse modo, enquanto muitos peixes que ficam em recifes se alimentam de outros peixes, os peixes como o cirurgião-patela tem as algas e plânctons como fonte de alimento. Mas por que isso é importante? É simples! As algas que eles comem nos corais passariam a crescer demasiadamente, fora do controle, o que acabaria prejudicando o próprio coral. Portanto, como os peixes cirurgião-patela se alimentam delas, acabam ajudando diretamente esse habitat.
Assim como no filme, os peixes cirurgiões-patela são peixes extremamente sociáveis!
Sem sombra de dúvidas, nesse ponto o filme Procurando Nemo acertou em cheio. Os peixes cirurgiões-patela adoram nadar por aí com outros peixes que não pertencem à sua espécie. Mesmo que geralmente sejam encontrados em grupos pequenos, ou no mínimo em duplas, esses peixes são facilmente achados nadando por aí com outros peixes simplesmente por que gostam de conhecer novos amigos e socializar. Você sabia que esse peixe gostava tanto de socializar com os outros animais?