Exercícios para osteoporose: confira os 4 melhores para começar já!
Esses exercícios são fundamentais, inclusive, para você que tem mais de 60 anos
Conheça aqui os melhores exercícios para evitar a perda óssea após os 60 anos de idade e prevenir a osteoporose!
Já está mais do que comprovado que a perda óssea é um dos maiores problemas de saúde que acontecem à medida que vamos envelhecendo. E tem mais: de acordo com diversos estudos, as mulheres estão mais propícias a terem perda óssea de forma mais rápida em comparação aos homens; principalmente, nos primeiros dez anos após a menopausa.
Isso acontece pelo fato de que, a menopausa leva a uma redução da produção de estrogênio. Com isso, o corpo fica mais favorável a desenvolver a osteoporose. Além do mais, uma dieta pobre em vitamina D e cálcio também aumenta o risco de desenvolver essa doença.
O que é a osteoporose?
Antes de mais nada, a osteoporose é um distúrbio no metabolismo ósseo. O que acontece é uma alteração da qualidade óssea (com uma deficiência na sua arquitetura) e também na quantidade (reduzindo a densidade mineral óssea). Sendo assim, há um aumento da fragilidade óssea, o que culmina com a ocorrência de fraturas.
Como saber se tenho chances de desenvolver osteoporose?
Antes de tudo, a osteoporose é uma doença osteo metabólica bem comum, ocorrendo em cerca de 1 a cada 3 mulheres acima dos 50 anos de idade.
Além disso, há vários outros fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença. Por exemplo, a idade avançada, a história familiar ou pessoal de fratura, o uso crônico de alguns medicamentos (como os corticoesteroides e quimioterápicos), o tabagismo e a ingesta de bebidas alcoólicas. Ainda, outro fator de risco muito importante é o sedentarismo.
Como evitar a osteoporose com exercício físico
Sim, já sabemos que a prática de exercício físico tem diversos benefícios para o nosso corpo, mas, no caso da melhora da massa óssea, o aeróbico sozinho não irá ajudar muita coisa.
Sendo assim, uma maneira muito eficaz para evitar ou reduzir os riscos da osteoporose é incorporando os treinos de força em sua rotina diária. Visto que, o treinamento de resistência não ajuda apenas a construir massa muscular, mas também a melhorar a densidade óssea.
Desse modo, no artigo de hoje, você vai conhecer os 4 melhores exercícios para praticar a fim de evitar a osteoporose e diversos outros problemas ósseos. Então, não perca mais tempo e confira!
4 Exercícios Para Evitar a Osteoporose
Impulso do quadril (Elevação Pélvica)
Neste exercício, você trabalhará os músculos e regiões ósseas do quadril e glúteos. Para executá-lo, basta deitar uma parte das suas costas em um local adequado, colocar uma barra ou haltere no colo e subir e abaixar os quadris até o fim. O ideal é que você faça 3 séries de 12 a 15 repetições.
LEIA MAIS:
- Alongamento errado: não cometa esses 5 erros comuns! Confira!
- Alongamento: antes ou depois do treino? Confira!
Rosca Martelo
Este exercício visa trabalhar as áreas dos bíceps e antebraços. Para realizar, pegue um par de halteres e flexione os antebraços deixando os ombros puxados para dentro. O recomendado são 3 séries de 12 a 15 repetições.
Agachamento com halteres
Já neste exercício, você irá trabalhar as coxas, os quadris e os glúteos. Para fazer, segure um haltere e faça o agachamento empurrando os quadris para trás. Além disso, agache até que as suas coxas fiquem paralelas ao chão. Faça 3 séries de 10 a 12 repetições,
Pressão de ombro com halteres
Por fim, para fazer este exercício e trabalhar os seus ombros e tríceps, coloque os halteres ao lado dos seus ombros e flexione os ombros e os tríceps para o topo. O ideal é que você faça de 10 a 12 repetições.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!