12 Benefícios de caminhar na areia, além de admirar o mar!

Queima de calorias e fortalecimento da resistência física são apenas alguns dos benefícios de caminhar na areia

Durante suas férias no litoral, já prestou atenção em quanta gente faz uma caminhada à beira-mar, principalmente bem cedinho? Pois é, essas pessoas conhecem bem os benefícios de caminhar na areia que vão além de serem brindadas com o mar!

Para começo da conversa, a caminhada ajuda a queimar cerca de 200 calorias, por hora. Isso em condições convencionais, como no parque. Na areia, esse gasto energético praticamente duplica!

Os benefícios de caminhar na areia não param por aí e passam pelo fortalecimento da resistência física e relaxamento. E, convenhamos, quer companhia melhor do que as ondas e os coqueiros?

Conheça os benefícios de caminhar na areia

Não é por que você está de férias que precisa deixar as atividades físicas de lado! Pelo contrário, aproveite seus dias no litoral para bombar seu treino com uma paisagem para lá de especial!

Queima de calorias

Os exercícios ao ar livre potencializam a queima de calorias devido aos obstáculos naturais. Porém, a queima de calorias é ainda maior quando se caminha na areia, pois os músculos inferiores fazem mais esforço para se movimentar.

Para se ter uma ideia, você gasta até o dobro do calorias do que o faz ao caminhar na esteira ou na calçada.

Aumenta a resistência física

Outro benefício de caminhar na areia é aumentar a resistência física, pelos mesmos motivos acima. A superfície fofa fortalece os músculos dos glúteos, coxas e panturrilhas porque exige mais trabalho.

Além disso, exercitar-se na areia gasta cerca de 1,6 vezes mais energia, pois a areia exige mais esforço do que a grama, por exemplo. Por isso, atletas que moram no litoral gostam de treinar nela porque ganham mais força. As condições cardiopulmonares também saem  fortalecidas.

Coordenação motora

Mais uma consequência do esforço redobrado para caminhar na areia. O piso fofo demanda adaptações do corpo para manter-se de pé, mesmo que a gente não perceba. Consequentemente, ganhamos mais equilíbrio, flexibilidade, velocidade, força e coordenação motora.

LEIA MAIS: Vitamina C ajuda na gripe? Devo mesmo tomar ou pode fazer mal? Veja!

Menor impacto nas articulações

Apesar do esforço redobrado, um dos benefícios de caminhar na areia é exigir menos das articulações, no quesito impacto. Os joelhos e tornozelos são beneficiados pela textura do terreno, que ameniza o choque do nosso corpo com o chão.

Relaxamento

Não é segredo para ninguém que as atividades ao ar livre são muito importantes para o controle do estresse e ansiedade. Imagine se você tem um cenário incrível de fundo! O contato direto com a natureza favorece a liberação dos hormônios do bem-estar e, assim, proporcionam relaxamento.

Massagem natural

Coisa mais boa é sentir a areia sob os nossos pés, né? Os grãos fazem pressão nos terminais nervosos que ficam na planta dos pés e, daí, essa energia irradia por todo o corpo. Em outras palavras, praticamos a reflexologia e, com isso:

  • reduzimos as tensões
  • reequilibramos a energia circulante
  • melhoramos a circulação sanguínea
  • dissolvemos o ácido úrico e o cálcio das articulações

Ou seja, massagem natural, não é mesmo?

Fortalecimento dos ossos

Se um dos benefícios de caminhar na areia é fortalecer as articulações, o mesmo acontece com os ossos! A caminhada estimula a produção de osteócitos, células que formam os ossos.

Produção de vitamina D

A exposição direta à luz solar também aumenta a produção de vitamina D, nutriente que potencializa a absorção do cálcio. O ideal é caminhar antes das 10h e após as 16h, quando o sol está mais frio e podemos nos exercitar sem filtro solar. Exceto pessoas de pele clara, que devem redobrar os cuidados.

Melhora a memória

Sim, um dos benefícios de caminhar na areia é ativar a memória devido à produção de catecolaminas. Essa é a consequência do aumento no fluxo sanguíneo e, a partir daí, favorecemos o sistema cognitivo.

Esfoliação natural

Além da massagem, caminhar na areia é um excelente esfoliante natural. Ademais, a areia fornece iodo e sódio, importantes para prevenir o envelhecimento da pele.

Continuidade das atividades físicas

Como já mencionamos lá em cima, caminhar na areia é uma forma de manter sua rotina de exercícios, mesmo durante os dias de folga. Isso faz com que você mantenha seu metabolismo ativo.

Sem limites de idade

Por fim, um dos benefícios de cainhar na areia é não ter limites de idade! Qualquer pessoa pode se exercitar, pois o impacto da areia é bem menor do que as superfícies duras.

E aí, gosta de caminhar na areia? Qual é o melhor horário para você? Aproveite essa vibe de bem-estar e confira quais são os exercícios mais indicados para melhorar a saúde óssea.

Gostou deste artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado