3 coisas que você NÃO deve sacrificar num relacionamento

Estar em um relacionamento não quer dizer abandonar partes de você, se isso acontecer, você pode sofrer muito. Veja o que não sacrificar.

“Para o relacionamento dar certo, é preciso ceder”. Tenho certeza de que você já ouviu essa frase antes, e ela pode conter uma verdade, mas não precisa ser interpretada de forma literal. É importante ceder em algumas discussões e abrir mão de certas crenças, porém há coisas pelas quais não se deve simplesmente renunciar em nome do amor.

Existe uma crença no amor romântico que diz que tudo vale a pena para provar o amor pela outra pessoa, ou que a maior prova de amor que alguém pode dar é abrir mão de algo que aprecia profundamente em prol do relacionamento. Esse tipo de pensamento é abusivo e iremos explicar porquê.

Quando você deixa de fazer algo que gosta por alguém, acaba anulando a si mesmo e gradualmente perde sua identidade. Isso pode resultar em tristeza e dependência excessiva do outro. Em relacionamentos saudáveis, existem acordos nos quais a liberdade e os limites individuais são respeitados.

Hoje, trazemos alguns exemplos de coisas que você não deve sacrificar por um relacionamento, mesmo que esteja profundamente apaixonado.

LEIA MAIS: 3 comportamentos imaturos em relacionamentos – para abandonar!

Seus sonhos

Seja qual for o seu sonho, você deve ter a oportunidade de persegui-lo. Portanto, nunca permita que alguém lhe diga que seu sonho é tolo ou insignificante.

Às vezes, seus sonhos podem não ser compatíveis com as crenças da pessoa com quem você está se relacionando. Nessas situações, o relacionamento não deveria continuar, pois alguém inevitavelmente viverá uma vida frustrada.

Um exemplo clássico é quando você deseja ter filhos, mas seu parceiro não. Quem deve ceder nessa situação? Se você abrir mão de ter filhos, passará a vida se questionando como seria ser mãe e se sentirá incompleta. Por outro lado, se seu parceiro tiver um filho apenas para agradá-lo, ele passará a vida se arrependendo de ter assumido essa responsabilidade.

O ideal é alinhar esses planos desde o início do relacionamento, para evitar que avancem em um compromisso mais sério se não forem compatíveis. Procure alguém que compartilhe sonhos semelhantes aos seus, para que ambos possam vivê-los com alegria.

Independência

Como adulto, você é capaz de tomar suas próprias decisões. É claro que, em um relacionamento, muitas vezes é necessário comunicar ao outro seus planos e incluir sua rotina, aguardando aprovação. No entanto, não é saudável esperar que a outra pessoa decida tudo por você.

Além disso, se você sente a necessidade de estar constantemente ao lado da pessoa, participando de todas as atividades que ela realiza, isso caracteriza dependência e não é saudável. Tenha a liberdade de fazer o que gosta e tomar suas próprias decisões, caso contrário, você pode se sentir anulado.

LEIA TAMBÉM: Um relacionamento saudável não possui estes 5 comportamentos!

Familiares e amigos

Sua família e amigos devem ser sua base, sua rede de apoio. Portanto, desconfie de alguém que tenta afastá-lo deles. Se seu parceiro faz você se sentir culpado por querer passar um final de semana com sua família ou encontrar seus amigos de vez em quando, há grandes chances de que ele esteja agindo de forma errada.

Você tem uma vida além desse relacionamento, e isso inclui as pessoas que você ama. Se, por algum motivo, essa pessoa tenta afastá-lo de sua rede de apoio, ela provavelmente tem medo de que essas pessoas percebam comportamentos inadequados por parte dela.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.