3 mitos e lendas que influenciam nossa cultura até hoje

Algumas histórias antigas conseguem fazer parte de nossas vidas até hoje. Conheça alguns mitos antigos de que você já viu referências.

Desde que o mundo é mundo, lendas e histórias são passadas e repassadas, e muitas culturas se baseiam nelas. As próprias religiões se criam em cima de algumas tramas contadas desde antigamente e baseadas em acontecimentos ou apenas mitos, mas nunca saberemos a verdade.

Muitas dessas histórias envelheceram mal, pois, com o passar do tempo, as sociedades foram investigando e vendo que elas são sem fundamento. Um exemplo é o mito dos vampiros, em que muitas gerações acreditaram. Hoje sabemos que não se passava de uma lenda assustadora da época.

Os nórdicos eram muito criativos nas histórias contadas e muitas delas geraram mudanças muito significativas na sociedade. Isso se reflete até hoje, tornando reais algumas tradições e justificando muitos acontecimentos.

Por isso trouxemos alguns mitos nórdicos antigos que se perpetuam até hoje. Confira!

3 mitos que nos influenciam até hoje

O mito da fama eterna

A lenda tem a ver com Valhalla, que é um palácio onde todos os heróis mais brilhantes se encontrarão para uma batalha final contra os Jotnar, quando o fim do mundo (Ragnarök) acontecer.

O palácio dos “Einherjar”, também conhecido como Valhöll e localizado em Asgard, era o destino dos guerreiros mais valentes que morriam em batalha e eram escolhidos pelas Valquírias a dedo para serem levados por Odin. O local também era conhecido como “Sala dos Mortos”.

Essa lenda é tão impregnada na cultura nórdica que diversos representantes da sociedade a representaram em suas passagens pelo mundo, como foi o caso de Ludwig da Baviera, que em 1830 construiu um templo Valhalla na Alemanha.

August Smith também construiu um museu de Valhalla na mesma época, em Tresco, e Elton John, Led Zeppelin e Jethro Tull a homenagearam em suas músicas.

LEIA MAIS: 3 Mitos sobre o corpo humano em que você sempre acreditou

O mito do fim

Já que falamos do Ragnarök, vamos explicar do que se trata. Esse evento é o fim do mundo nórdico, em que acontecerá uma guerra entre deuses, gigantes e demônios. O final da batalha, no entanto, já é conhecida, com a morte dos deuses e o mundo se acabando em gelo e fogo.

Você deve ter lembrado de Game of Thrones, quando leu “gelo e fogo”, e sim, as crônicas têm inspiração em algumas lendas nórdicas, bem como em lendas de outros cantos do mundo.

LEIA TAMBÉM: 5 mitos comuns sobre lavar louças nos quais muitos acreditam!

O mito do andarilho sábio

Essa lenda está ligada a Odin, o deus da Guerra e criador do mundo nórdico. Acredita-se que ele vagava pela terra buscando sabedoria e compartilhando conhecimento, mas, para que isso fosse possível de acontecer, ele precisaria de sacrifícios.

Para ter sabedoria, ele teve de abrir mão de um de seus olhos, e assim o fez. Essa história já inspirou muitas outras no entretenimento, como Gandalf, de O Senhor dos Anéis.

Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.