4 atitudes negativas que podem afetar você e quem está ao seu redor

Uma personalidade forte é muito diferente de ser uma pessoa desagradável! Confira se você precisa mudar algumas atitudes.

Muitas pessoas consideram que têm personalidade forte e que possuem um jeito difícil de lidar. Às vezes, isso é dito até mesmo com orgulho, como se fosse ótimo ter esse tipo de postura, mas nem sempre isso é algo positivo.

É claro que ter uma personalidade confiante e marcante é um ótimo cartão de visitas, conseguindo atrair pessoas e oportunidades de forma muito cativante. Porém, há certas atitudes ruins que são confundidas como esse tipo de personalidade e que acabam, na verdade, afastando os outros.

Reconhecer que há algo errado em nossas atitudes pode ser muito difícil, mas é importante ouvir as pessoas à nossa volta e tentar fazer uma autoanálise, para que esse tipo de coisa não afete nosso convívio social e profissional.

Muitas vezes, nossas atitudes não fazem mal a terceiros, mas acabam criando uma atmosfera bem ruim para nós mesmos. Isso, porque ficamos com uma energia tão negativa, que acabamos contaminando outras pessoas e tornando tudo pior no nosso dia.

Por isso, trouxemos alguns exemplos de atitudes que são péssimas para você e quem está à sua volta, e que você precisa mudar com urgência. Leia com atenção e, se for preciso, peça a opinião sincera das pessoas do seu convívio para identificar essas características.

4 sinais que indicam que você não tem uma boa atitude e deveria mudar

Você nunca pede desculpas

Errar é normal, acontece com todo mundo. Quando isso acontece, é preciso saber admitir o erro. Porém, muitas pessoas não conseguem ter essa atitude e, por isso, nunca pedem desculpas.

Ao contrário do muitos pensam, pedir desculpa não é um sinal de fraqueza, mas, sim, um sinal de muita coragem. Isso, porque esse gesto mostra que a pessoa está arrependida de tal atitude e disposta a fazer diferente.

Portanto, se você for uma pessoa que não pede desculpas, ou por acreditar que está sempre certo, ou por achar que é uma atitude covarde, repense! Você verá que a convivência com seu círculo melhorará muito a partir dessa mudança.

LEIA MAIS: Como fazer um pedido de desculpas? Descubra a sua importância!

Você é muito mal-humorado

É claro que alguns acontecimentos podem deixar as pessoas mal-humoradas, e todo mundo tem o direito de um dia estar mais para baixo, ou um pouco irritado. Mas quando isso se torna um hábito, pode acabar atrapalhando.

Um humor ruim atrapalha qualquer ambiente, principalmente aqueles que precisam de um pouco de entusiasmo, como o ambiente de trabalho. Sabe quando você dá bom dia para o seu colega e ele responde de forma seca? É disso que estamos falando.

Uma atitude positiva perante a vida é o ideal para ter uma rotina mais leve, e manter pessoas interessantes à sua volta. Pessoas gostam de trocar boas energias, e quando você não tem isso para oferecer, acaba afastando muita gente legal.

Você se compara demais com outras pessoas

Isso tem muito a ver com a tentativa de se sentir inferior, e se colocar em um lugar de vítima. Você gostaria de ser como aquela outra pessoa, mas acha que ela é melhor que você por algum motivo e que você sente que não tem capacidade de melhorar.

Todo mundo, de certa forma, se compara com os demais, mas isso não pode acontecer o tempo todo nem de forma a prejudicar seu desenvolvimento pessoal, seja em qual área da vida for.

Que tal, em vez de ficar se comparando, você se inspirar nessas pessoas e ir atrás do seu caminho achando possível chegar ao lugar que almeja? Isso tudo tomando a sua própria realidade como base, e não a da outra pessoa.

Aprenda, também, a comemorar as conquistas dos outros, mesmo que você desejasse que ela fosse sua. Esse pode ser o primeiro passo para você aprender, verdadeiramente, com a experiência do outro e adaptar, para sua vida, as formas de conquistar o que deseja.

LEIA TAMBÉM: Por que você acorda mal-humorado após uma soneca? Entenda a Regra 30-90 e tenha o descanso perfeito!

Você acha que é superior aos outros

O oposto da atitude anterior, essa também é bem difícil de lidar. Isso, porque, na cabeça dessas pessoas, não existe ninguém melhor que elas, e quando alguém se mostra melhor, só pode estar trapaceando ou a copiando.

É difícil para essas pessoas aceitarem críticas, o que torna a convivência bem difícil. Elas têm falhas, as quais, muitas vezes, prejudicam os outros, mas não são capazes de admitir e mudar.

Se você é assim, saiba que sempre terá alguém melhor que você, o mundo é abundante e você não é detentor de todo o conhecimento. E por mais que você seja o melhor especialista da área, sempre há coisas que você não saberá, e que alguém pode perfeitamente ajudar.

Aceite outras opiniões e entenda que seus pontos fortes não excluem os pontos fortes de outras pessoas. Vocês podem ser bons na mesma área, com habilidades diferentes.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.