4 conceitos japoneses cheios de ensinamentos para sua vida

Alguns conceitos japoneses contam com filosofias profundas, que podem te ajudar a destravar áreas da sua vida.

Os conceitos japoneses são amplamente reconhecidos em todo o mundo e servem como guias para a vida, além de serem fontes de inspiração para o autocuidado, produtividade e autoconhecimento.

A filosofia japonesa tem como objetivo disseminar sabedoria, buscando que as pessoas vivam de maneira mais tranquila e, consequentemente, mais feliz. Se você aprecia essa cultura e busca palavras que o inspirem a continuar evoluindo, confira esses belos conceitos.

Conceitos japoneses que te deixarão inspirado

Wabi-sabi

Muitas pessoas anseiam pela perfeição, mas ter a capacidade de enxergar a beleza na imperfeição é uma habilidade muito mais gratificante. Na natureza da vida, nada é completamente perfeito, e é exatamente isso que os princípios básicos dessa sabedoria refletem: nada é eterno, nada está definitivamente concluído e nada é impecável.

LEIA MAIS: É possível aumentar a própria sorte? A ciência mostra que sim!

A vida é um fluxo constante, e estamos em constante evolução e transformação, assim como tudo ao nosso redor. É por isso que o conceito de Wabi-sabi nos instiga a buscar a excelência em vez da perfeição. Dessa maneira, podemos viver de forma mais tranquila, sem o fardo de tentar controlar todos os aspectos e de julgar os outros incessantemente. Esse conceito nos orienta a aceitar as imperfeições e a encontrar algo de positivo nelas.

Shu há ri

De acordo com esse conceito, o processo de aprendizado é dividido em três estágios, e traduzindo essas etapas para o português, elas significam: “seguir”, “separar” e “aprender”. O primeiro estágio, “shu”, representa a fase da disciplina, na qual você deve repetir algo até que se torne uma parte intrínseca de sua rotina, sem se desviar do caminho.

O segundo estágio, “ha”, abrange a fase da inovação, na qual você aprende as regras a seguir e somente então está apto a rompê-las e recriá-las de maneira única e perspicaz. Por fim, o terceiro estágio, “ri”, representa a capacidade de deixar para trás o que foi aprendido e criar algo novo. Nesse ponto, você já absorveu o suficiente do conhecimento existente para transcender as regras.

Kaizen

Para aqueles que buscam crescimento tanto profissional quanto físico, esse conceito pode ressoar profundamente. Ele promove a busca constante pela melhoria e o aumento da eficácia, sendo adotado por diversas empresas de renome.

O conceito do kaizen reconhece que pequenas medidas tomadas de maneira consistente podem levar a resultados significativos, sem a necessidade de se apegar ao perfeccionismo ou conjecturas. No kaizen, a ideia é escolher metas realistas, superar obstáculos gradualmente e valorizar cada avanço ao longo desse percurso.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas práticas que ajudam a eliminar as olheiras de vez!

Kintsugi

Esse conceito pode ser exemplificado por obras de arte nas quais o acabamento pode ser imperfeito, porém exibem uma beleza única. Ele nos ensina que é possível possuir imperfeições, mas isso não deve nos derrotar. Podemos juntar os fragmentos e ainda irradiar beleza. Além disso, o conceito nos motiva a valorizar nosso passado, incorporando-o para nos fortalecer ainda mais.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.