4 hábitos essenciais que você deve adotar depois dos 50 anos
Viva a melhor idade com muito mais saúde.
Embora algumas mudanças que surgem com o envelhecimento não sejam tão empolgantes, outras devem ser muito celebradas. Isso porque você pode alcançar os 50 anos com uma função cerebral ainda melhor do que a dos seus 25, e se sentindo mais satisfeito com a sua vida. No entanto, para que isso ocorra, é necessário esforço e a implementação de hábitos saudáveis após os 50 anos em sua rotina regular.
4 hábitos saudáveis que você deve ter após os 50 anos
Ter uma boa alimentação
Comer de forma saudável é sempre uma boa ideia, independentemente da idade. Entretanto, se você já chegou aos 50 anos e não tem uma boa alimentação, o melhor momento para começar é agora. Isso porque o que você come afeta todos os aspectos da sua saúde.
Os órgãos do corpo simplesmente não foram preparados para atender as exigências impostas pelo consumo de alimentos altamente processados, com elevado teor de açúcar e de gordura. Portanto, a longo prazo, ingerir essas substâncias pode trazer consequências graves e oferecer risco de vida.
LEIA MAIS: 3 hábitos para aprender a acordar cedo – e sem sofrer!
Manter o peso
A obesidade é um fator de risco importante para o desenvolvimento de condições de saúde graves em qualquer idade. Diabetes, hipertensão, colesterol elevado e doenças cardíacas estão presentes mais frequentemente em pessoas afetadas pela obesidade, segundo a Obesity Action Coalition.
Aliás, diferentemente do que muitas pessoas pensam, estar acima do peso, sem obesidade, já aumenta o risco de desenvolvimento de doenças. Porém, ao contrário das doenças genéticas, a obesidade pode ser prevenida. E as melhores formas de manter o peso é comer bem e praticar exercícios.
Ter uma rotina de exercícios
Conforme a WebMD, ter uma rotina de exercícios ajuda a parar, atrasar e por vezes melhorar doenças sérias como doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, AVC, doença de Alzheimer, artrite, e osteoporose.
Se você está iniciando seus exercícios, aposte nos de menor impacto, com menos saltos, pois são melhores para as articulações. Além disso, o seu médico ou fisioterapeuta pode adaptar os esportes e os exercícios, com base nas limitações de quaisquer condições médicas que você tenha.
LEIA TAMBÉM: 4 hábitos que podem mudar sua vida para melhor
Fazer check-ups anuais
Uma vez completados os 50 anos, é necessário monitorar diferentes aspectos da saúde. Testes de diagnóstico para certos tipos de câncer, como cólon, mama, útero e próstata, são altamente recomendados. É também importante observar a sua pressão arterial à medida que envelhece. Isso porque a pressão arterial elevada faz mal para o coração, com efeitos graves e duradouros nos rins.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.