4 problemas de saúde que dificultam a perda de peso
Você come bem e pratica atividade física, mas mesmo assim não consegue perder peso? Isso pode estar associado a algum problema de saúde.
Emagrecer é um desafio que só quem já encarou entende bem. No entanto, para algumas pessoas, a jornada parece ser ainda mais árdua, mesmo com uma alimentação equilibrada e exercícios regulares.
Diversos fatores podem complicar o seu progresso no emagrecimento, tornando-o ainda mais trabalhoso. Se você enfrenta dificuldades, conheça os possíveis entraves e procure orientação profissional para superá-los. Acompanhe!
Saúde Mental
A saúde mental é um fator que pode dificultar o processo de emagrecimento. O estado emocional pode influenciar diretamente a motivação para manter uma dieta saudável e a prática de exercícios.
Além disso, condições como depressão e ansiedade podem afetar a produção hormonal, resultando em um maior acúmulo de gordura corporal, como é o caso com o cortisol.
LEIA MAIS: Você conhece o cardamomo? Saiba como este tempero ajuda no emagrecimento!
Desregulação Hormonal
E já que tocamos no assunto dos hormônios, há outros que podem influenciar o ganho ou a perda de peso. Doenças como síndrome do ovário policístico e problemas na tireoide podem afetar o metabolismo, interferindo em hormônios essenciais para o corpo.
Medicamentos também podem ser obstáculos na perda de peso. Entre eles estão anticonvulsionantes, corticosteroides, antipsicóticos e antidepressivos. No entanto, é fundamental não interromper o uso de qualquer medicamento sem consultar um endocrinologista.
Fadiga Persistente
Com a vida agitada dos dias atuais, pode parecer comum estar sempre cansado, mas não é. Uma fadiga constante pode ser um sinal de problemas de saúde, afetando o seu empenho em emagrecer.
Entre os problemas que podem causar este tipo de cansaço, destaca-se a anemia, que afeta o seu metabolismo e deixa você sem energia, assim como a síndrome da fadiga crônica.
LEIA TAMBÉM: Tinto ou branco? Qual é o vinho mais saudável?
Noites Mal Dormidas
Um sono de qualidade é vital para um emagrecimento eficaz. Noites mal dormidas podem levar a desregulação hormonal, aumento do apetite e diminuição da sensação de saciedade.
Vale a pena verificar se você sofre de insônia ou apneia obstrutiva do sono, condições que afetam não apenas o emagrecimento, mas vários aspectos da sua vida.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para acessar mais matérias como esta!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.