5 atitudes que pessoas inteligentes emocionalmente evitam

Pessoas com inteligência emocional conseguem interagir com muito mais facilidade nas relações. Veja o que elas não fariam em uma discussão.

Uma pessoa emocionalmente inteligente tem mais facilidade para conduzir relações, sejam elas de amizade, profissionais ou amorosas. Isso ocorre porque elas conseguem ter um controle maior de seus sentimentos e uma racionalidade mais apurada diante das situações.

Ao equilibrarem a razão e a emoção de forma mais eficaz, conseguem lidar melhor com discussões e evitam se envolver em situações prejudiciais. Dessa forma, são ótimas companhias, principalmente quando estão à frente de uma equipe ou atuando como conselheiras.

Observe se você é uma pessoa emocionalmente inteligente ao identificar as situações em que uma pessoa com esse tipo de inteligência evitaria durante uma discussão.

Evitar situações tensas

Durante uma discussão, a situação pode ficar tensa para ambas as partes, principalmente para quem deu motivo para a discussão. Uma pessoa com pouco controle emocional pode simplesmente tentar fugir quando a situação se torna tensa, mesmo que a questão não tenha sido resolvida.

Uma pessoa emocionalmente inteligente pode precisar de um tempo para acalmar os ânimos, mas nunca irá fugir de uma discussão. Ela compreende que, para resolver tudo, é preciso conversar e chegar a uma solução em conjunto. Portanto, ela se esforçará para controlar a situação até que tudo esteja resolvido.

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Culpar o outro

Algumas pessoas têm dificuldade em admitir seus próprios erros e costumam atribuir a culpa aos outros por suas falhas. Pessoas emocionalmente inteligentes não tentam justificar suas atitudes com base nos erros alheios, pois reconhecem sua parcela de culpa.

Além disso, elas entendem que, para resolver um problema, é necessário mudar de atitude. Se estiverem agindo de forma inadequada, trabalharão para corrigir isso e restabelecer a harmonia na relação.

Ser ofensivo

Pessoas sem inteligência emocional buscarão a todo custo “vencer” a discussão, utilizando ofensas para diminuir o outro e sair por cima na situação. Como o objetivo dessas pessoas é encontrar uma solução para o conflito, as pessoas emocionalmente inteligentes não se esforçarão para vencer uma discussão, mas sim para encontrar uma forma de resolvê-la.

Elas não agem impulsivamente e não descarregam sua raiva ou emoções negativas no outro. Se sentirem algo desse tipo, procuram entender a origem desses sentimentos e comunicam-se de maneira que possam chegar a uma solução ou se afastam até que consigam refletir e racionalizar essas emoções.

Ignorar os sentimentos alheios

Assim como compreendem bem suas próprias emoções, esforçam-se para entender e, o mais importante, respeitar as emoções dos outros. Quem não possui essa habilidade pode, muitas vezes, desvalorizar os sentimentos alheios por enxergar a vida de forma diferente e não se sensibilizar com eles.

No entanto, pessoas emocionalmente inteligentes ouvem atentamente o que a outra pessoa está sentindo e praticam a empatia, procurando se colocar no lugar do outro para saber como lidar melhor com esses sentimentos.

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Guardar ressentimentos

O ressentimento é um sentimento que pode corroer as pessoas por dentro e geralmente surge de situações mal resolvidas. Como as pessoas emocionalmente inteligentes sempre se esforçam para resolver seus conflitos, raramente alimentarão esse tipo de sentimento.

Uma pessoa emocionalmente inteligente não ficará jogando na cara coisas que aconteceram há muito tempo, nem cobrará coisas do passado. Esse tipo de pessoa costuma resolver seus problemas na hora e, a partir daí, dar um novo significado à situação, não voltando mais ao conflito.

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