5 coisas que fazemos no celular, mas que são um grande risco!
O celular é um dispositivo que armazena muitas informações pessoais suas, por isso é preciso tomar cuidado com ele.
Grande parte das pessoas guarda sua vida no celular, o que acaba facilitando muito o dia a dia, já que com apenas um clique é possível resolver problemas que antes exigiriam deslocamentos e até mesmo dias para serem resolvidos. No entanto, essa confiança excessiva no aparelho deixa as pessoas suscetíveis às ações de golpistas.
Muitos criminosos se aproveitam disso para roubar informações de pessoas que armazenam tudo em seus celulares ou que costumam expor seus dados em sites desconhecidos, o que pode causar grandes prejuízos em suas vidas.
É possível se prevenir contra ações maliciosas, mas certamente você está deixando passar algumas coisas e correndo o risco de enfrentar grandes problemas. Por isso, vamos falar sobre coisas que você pode estar fazendo em seu celular que comprometem sua segurança. Confira!
LEIA MAIS: 5 aplicativos que podem te fazer ser banido do WhatsApp
Baixar aplicativos fora da loja oficial
Cada sistema operacional possui sua loja oficial para download de aplicativos, como o Google Play e a Apple Store. Através delas, é possível verificar os aplicativos antes de baixá-los para o seu celular, o que traz mais segurança, pois malwares são detectados durante esse processo.
Quando você baixa um aplicativo fora dessa loja oficial, seu dispositivo não pode realizar essa verificação. Esses aplicativos costumam atrair usuários com recursos que não estão disponíveis nos aplicativos originais, mas a segurança também não é a mesma.
Não atualizar o sistema operacional
As atualizações do sistema operacional trazem diversos benefícios, como a solução de problemas recorrentes, melhorias nas ferramentas e correções de falhas de segurança. Isso significa que, se uma vulnerabilidade é descoberta em seu dispositivo, a atualização pode corrigi-la.
Muitas pessoas negligenciam as atualizações disponíveis e acabam abrindo mão desse ganho em segurança. No entanto, os golpistas estão sempre à frente da tecnologia e podem explorar facilmente dispositivos com sistemas desatualizados.
Permitir o rastreamento de aplicativos
Alguns aplicativos solicitam acesso à sua localização em tempo real, mesmo quando não há necessidade. Isso é perigoso, pois informações sensíveis podem ser expostas a terceiros, o que coloca você em risco.
Aplicativos oficiais que solicitam acesso à localização sem necessidade geralmente o fazem para fins de publicidade direcionada. No entanto, vazamentos de dados são comuns e, caso isso ocorra, você fica vulnerável a ataques cibernéticos. Portanto, não permita o acesso à sua localização sem uma justificativa válida.
Guardar senhas no bloco de notas
Muitas pessoas anotam diversas senhas no celular, incluindo senhas de redes sociais, aplicativos bancários e cartões físicos. Isso é extremamente perigoso, pois qualquer pessoa que tenha acesso ao seu aparelho pode encontrar essas senhas e facilmente violar sua privacidade.
Isso se torna ainda mais perigoso em caso de perda ou roubo do celular, bem como em invasões digitais realizadas por hackers. Tente utilizar um aplicativo de gerenciamento de senhas, que é muito mais seguro quando se tem muitos códigos para lembrar.
LEIA TAMBÉM: 4 tipos de arquivos que você JAMAIS deve ter no celular
Clicar em links de origem desconhecida
Essa é a forma mais comum utilizada pelos criminosos para aplicar golpes. Eles enviam links através das redes sociais, prometendo sorteios, dinheiro fácil, benefícios governamentais, entre outras coisas, para que as pessoas compartilhem informações pessoais ou até mesmo instalem malwares em seus celulares.
Por isso, evite clicar em links recebidos pelas redes sociais, mesmo que sejam enviados por pessoas em quem você confia. Sempre pergunte sobre o que se trata antes de clicar e desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras. Além disso, nunca digite seus dados pessoais em sites suspeitos.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.