5 coisas que são proibidas no Brasil e talvez você não saiba
Existem algumas coisas proibidas por lei no Brasil que uma parte significativa dos brasileiros não sabem. Confira aqui quais são elas!
Com o transcorrer do tempo, o ser humano evoluiu para viver em sociedade. Esse processo desenvolveu a civilização como conhecemos hoje, avançada, tecnológica, comunicativa e democrática. No entanto, para atingir esse nível de moralidade no convívio social, precisou-se de anos de contratos e premissas, estabelecidas em prol de um convívio mais harmônico.
Em razão disso, a sociedade interpreta certos comportamentos como moralmente corretos, e outros, nem tanto. Dessa maneira, em muitos casos, determinadas decisões possuem a premissa de preservar o espaço do outro para um convívio pleno. Hoje, as regras que qualquer brasileiro precisa seguir estão na Constituição Federal. Porém, no Brasil, existem algumas coisas que a lei proíbe e muitas pessoas não sabem. Se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo(a), pois estamos aqui para te contar. Confira!
Pedalar na calçada
Já é fato que, na maioria do território brasileiro, ciclistas não possuem locais adequados para pedalarem. Devido ao perigo das rodovias, eles geralmente acabam subindo em calçadas para pedalar com segurança. No entanto, a lei brasileira proíbe que ciclistas pedalem em cima das calçadas. Se infringida, essa norma pode gerar uma multa de gravidade média, custando em torno de R$ 130,16. Para poder andar na calçada, o motorista precisa descer da bicicleta e empurrá-la.
LEIA MAIS: Conheça 5 invenções brasileiras engraçadas e inusitadas!
Usar narguilé
Embora hoje seja comum ver pessoas utilizando esse produto, desde 2009 a Constituição proíbe comercializar, importar e distribuir o cigarro eletrônico em todo o Brasil. Nesse sentido, a Anvisa atua fortemente para tentar identificar os mercados ilegais de venda desse tipo de produto. Ocorre que cigarros eletrônicos e narguilés vem sendo responsáveis pela morte de muitos jovens, em razão de doenças pulmonares.
Bronzeamento artificial
Muitas pessoas não sabem, mas a lei brasileira proíbe as câmaras de bronzeamento artificial no país, uma vez que podem, aparentemente, causar câncer nos usuários. A prática mais comum entre brasileiros é aproveitar o sol e investir em um bronzeamento natural no verão. Nos Estados Unidos, por exemplo, o uso de câmaras artificiais de bronzeamento é liberada em uma quantidade significativa de estados, desde que seja para pessoas acima de 18 anos.
LEIA TAMBÉM: As leis mais malucas que o Brasil já teve – Confira 4 delas e surpreenda-se!
Servir apenas o café adoçado
Embora muitas pessoas não saibam, essa lei opera no estado de São Paulo desde o ano de 1999. Dessa maneira, a lei obriga que todos os estabelecimentos, como bares, lanchonetes, restaurantes e similares, sempre ofereçam primeiro a versão amarga do café a seus clientes.
Então, somente após ofertar o café puro é que os locais podem oferecer as opções de adoçante ou açúcar na bebida. É possível que o estabelecimento também comercialize diretamente as duas versões. Contudo, a Constituição proíbe servir somente a versão doce.
Abastecer o seu carro sozinho
Nos Estados Unidos, essa prática é corriqueira. No entanto, o Brasil proíbe essa prática. Essa conduta acaba confundindo principalmente os turistas que vêm visitar o país, uma vez que as bombas de combustíveis, em muitos outros locais, não precisam ser operadas por outras pessoas que não sejam o próprio motorista do carro. Essa proibição está prevista na Lei 9956, aprovada em 2000, oriunda de um projeto do então senador Aldo Rebelo.