5 coisas que você deveria saber sobre dinheiro o mais cedo possível

Se você não é organizado com sua vida financeira, estas dicas vão te ajudar a dar o primeiro passo em busca da economia.

O custo de vida atual não está nada barato e saber organizar a vida financeira é essencial para que se tenha uma vida mais tranquila. Acontece que nem todos conseguem economizar para o caso de alguma emergência, ou até mesmo para fazer um investimento.

Porém, esse tipo de atitude pode colocar muitas pessoas em problemas, como dívidas seríssimas, que podem causar o temido nome sujo. Hoje, mais da metade dos brasileiros estão inadimplentes e isso é muito preocupante.

Se você é uma das pessoas que não sabe lidar com o dinheiro, fique atento às dicas que daremos aqui, pois elas podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada.

5 coisas que você deveria saber sobre dinheiro o mais cedo possível

Guarde algum dinheiro na poupança toda a semana

Não interessa quanto você vai guardar, pode ser até R$ 2, mas o importante é que toda a semana você coloque um valor em um investimento de renda fixa (preferencialmente que seja melhor que a poupança). Quanto mais dinheiro você depositar, mais chances você tem de, em pouco tempo, ter uma ótima quantia para aproveitar uma experiência, comprar algo ou usar em emergências.

Além de conseguir juntar uma grana, o que já é ótimo, a constância vai criar um hábito e, em pouco tempo, a economia estará fazendo parte de sua rotina semanal.

LEIA MAIS: 5 coisas que toda mulher deve fazer para viver bem e feliz

Não gaste mais só porque está ganhando mais

O ser humano tem essa mania de, sempre que passa a receber um salário maior, também gasta mais. Mas dessa vez, quando isso acontecer, tente guardar o dinheiro que sobra para emergências ou para uma compra específica.

Se você conseguia viver com um determinado valor, não há por que aumentar seu padrão de vida de forma rápida. Primeiro, faça as contas e separe apenas uma parte para gastar a mais – isso se você não tiver dívidas. Caso tenha, separe um valor para colocá-las em dia e depois mantenha o controle.

Saiba exatamente quanto você gasta com alimentação

Você sabia que a alimentação é responsável por mais da metade de um salário – isso considerando o piso nacional? E, por mais que você tenha certo controle, pode estar deixando de somar algumas coisas e provavelmente seu dinheiro está sumindo antes de o mês acabar.

Então tenha um caderno e anote tudo o que você comprar, até as coisas mais simples, como o pãozinho diário da padaria. Dessa forma, você consegue ter um maior controle e fazer os ajustes necessários para economizar no próximo mês.

Tenha um orçamento para o seu salário

Pegue uma agenda e anote todas as suas contas fixas, como aluguel, água, luz, internet, medicações, entre outros. Com base nisso, o dinheiro que sobrar você pode dividir para as áreas de sua vida.

Existe a regra do 50-30-20, mas você pode utilizar outras também. Neste caso, você separa 50% para despesas, 30% para gastos diversos e 20% para economias.

LEIA TAMBÉM: 5 profissões que pagam bem e não exigem formação superior; confira!

Use o cartão de crédito com inteligência

O primeiro de tudo é escolher um cartão com vantagens, como, por exemplo, milhas e cashback. Dessa forma, você consegue obter algum valor de volta após a compra. Além disso, só coloque compras no crédito quando valer muito a pena, por exemplo, quando há um parcelamento sem juros em compras de valor alto.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.