5 coisas que você NUNCA deve dizer a alguém com ansiedade

Se você conhece alguém que possui ansiedade, talvez esse texto possa te ajudar. Confira aqui o que nunca dizer a uma pessoa que sofre com esse problema.

Não é novidade para ninguém que, com o avanço da modernidade e com a velocidade na qual os fenômenos sociais passaram a se desdobrar, a ansiedade impera na sociedade. Hoje, inclusive, é muito fácil conhecer pessoas que sofrem desse problema.

Desse modo, é importante saber lidar com indivíduos que possuem ansiedade. Muitos acreditam que esse transtorno não é real e que as pessoas exageram em determinadas situações, mesmo isso sendo um grande equívoco. Porém, devido a esse tipo de pensamento, pessoas acabam dizendo coisas que não deveriam a quem possui ansiedade. Quer saber o que você não deve dizer para uma pessoa que sofre desse mal? Então, continue a leitura desse artigo.

5 coisas para não dizer para alguém com transtorno de ansiedade

“Fique calmo”

Essa é uma das frases que você não deve dizer para uma pessoa que possui ansiedade. Isso porque essas palavras não são “mágicas”, tornando-se definitivamente pouco úteis.

Ocorre que, se uma pessoa experimenta a sensação de estar ansiosa, sabe que é como se a capacidade de se acalmar deixasse de existir instantaneamente. Além disso, para uma pessoa com ansiedade, essa frase é muito irritante e sem sentido nenhum.

Assim, em vez de dizer coisas desse tipo, você pode falar “estou aqui para te ajudar”, “estou aqui para te escutar” ou até mesmo “vou ficar com você até tudo isso passar”.

LEIA MAIS: Afinal, é TDAH ou ansiedade? Saiba como diferenciar as duas condições!

“Por que você está tão ansioso?”

Perguntar a uma pessoa com ansiedade o porquê de ela estar ansiosa é um tanto equivocado. De fato, embora existam pessoas que consigam identificar a origem do próprio problema e da própria angústia, fazer esse tipo de questionamento é impróprio e pode ser desgastante para quem possui este mal.

Lidar com uma pessoa com ansiedade exige um pouco mais de cuidado. Portanto, em vez de tentar fazer uma pessoa que está surtando refletir sobre si, você pode tentar estar presente e compreender o que está sendo dito. Às vezes, ouvir é muito mais benéfico do que falar algo.

“Pare de se preocupar”

Podemos dizer que essa frase é próxima do “Fique calmo”. Essa é, sem dúvida, uma resposta completamente inútil para uma pessoa que possui ansiedade. Alguém com este problema quer mais do que qualquer um ficar despreocupado, mas não é assim que as coisas funcionam. Então, a depender da situação, tente dizer algo como: “É totalmente normal se sentir estressado. Mas sei que você se preparou e fez grandes apresentações no passado”.

“Isso não é nada”

Essa frase é basicamente um tapa na cara para alguém que possui ansiedade. Tais palavras não ajudam ninguém a se recuperar de uma crise e ainda descredibilizam completamente tudo o que o sujeito está sentindo naquela situação. Dizer para alguém que está tendo um ataque de ansiedade que o sofrimento dele não é grande coisa não vai ajudá-lo em nada. Logo, em vez de falar esse tipo de coisa, tente mostrar que está realmente preocupado e que quer ajudar da melhor maneira possível a superar o momento tortuoso.

LEIA TAMBÉM: As 3 melhores técnicas de respiração para controlar a ansiedade!

“Eu sei como você se sente”

Ao menos que você realmente também possua transtorno de ansiedade, falar essa frase é uma má ideia. Tente dizer que você está ali para a pessoa e que quer ajudá-la a passar pelo momento difícil.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado