5 coisas sobre dinheiro para ensinar à nova geração – eles agradecerão!
A educação financeira é algo tão importante, mas que infelizmente não faz parte da vida dos jovens. Veja algumas dicas de como aprender.
Infelizmente no Brasil não existem aulas de educação financeira para jovens, pelo menos não de forma gratuita, o que distancia algumas classes do universo do investimento e deixa o hábito de compras e de poupança por meio de vivências e ensinamentos familiares.
Dependendo da realidade em que estes jovens estão inclusos, torna-se difícil o aprendizado de controle financeiro e até mesmo de investimentos, tendo-se de recorrer a outros meios ou continuar no ciclo em que estão inseridos.
No entanto, algumas dicas podem ajudar a dar o primeiro passo e começar a lidar melhor com o dinheiro, para quem sabe mais a frente se consiga ter uma poupança eficiente ou uma rotina de investimentos lucrativas.
Trouxemos algumas das dicas mais importantes para que a nova geração tenha uma relação melhor com a vida financeira. Confira!
Entre no universo do investimento cedo
Diferente do que muitos pensam, não é preciso começar com grandes quantias para investir, você pode começar bem cedo, com o valor que você tem sobrando, e mais a frente ir aumentando conforme seus ganhos ou de acordo com sua realidade financeira.
Seu lucro virá a longo prazo, então não se preocupe se demorar para ver resultados. Pode ter certeza que seu eu do futuro vai te agradecer por ter começado agora.
LEIA MAIS: 5 hábitos que te deixarão para sempre sem dinheiro – veja o que fazer no lugar
Faça seu orçamento
Antes de tudo, no entanto, organize sua vida financeira. Para começar a investir você precisa saber quanto exatamente você gasta por mês, e quanto você tem em caixa para fazer estes pagamentos. Você trabalha com o que sobrar, levando em conta seu lazer e o valor que deve separar para um fundo de emergência.
Então prepare um caderno e anote todas as suas despesas fixas e as variáveis, separe um dinheiro para o fundo de emergência e para o seu lazer, e o que sobrar você pode investir. Se seu orçamento mensal é curto, reveja seus gastos e confira onde pode economizar para dispor de um dinheiro sobrando. Lembrando que não precisa ser muito.
Cuidado com o aumento de gastos
Sabe aquela frase “quanto se mais ganha, mais gasta”? Você precisa tomar cuidado com ela. Cuidado quando tiver um aumento de renda, para que seus gastos não aumentem demais devido ao deslumbramento.
É claro que você pode melhorar um pouco suas condições, mas continue se organizando sua renda para que você continue economizando e vivendo com tranquilidade dentro do que você ganha.
Cuidado com as dívidas
Se você possui cartão de crédito, precisa organizar ainda mais suas finanças, para não acumular dívidas. Fazer compras parceladas pode parecer tentador, mas você as deve manter dentro da sua situação financeira.
Sempre dê preferência a pagamentos à vista, e só utilize o cartão de crédito para compras que você não conseguiria fazer juntando dinheiro a longo prazo. Espere sempre o término de um parcelamento para fazer outro, assim você evita acúmulos.
LEIA TAMBÉM: 8 ideias lucrativas para você ganhar dinheiro trabalhando da internet
Eduque-se sobre finanças
Se é o seu desejo investir, você precisará estudar sobre finanças, pois só assim conseguirá algum resultado. Você consegue encontrar cursos online, bem como profissionais que podem te ajudar a aprender pelo menos o básico para conseguir investir tranquilamente.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.