5 despesas que esvaziam aos poucos a sua carteira todo mês
Muitas pessoas acabam não percebendo, mas existem algumas despesas que consomem silenciosamente nosso dinheiro! Entenda!
Durante o mês, todas as pessoas possuem algumas despesas com as quais precisam lidar. Essa lógica de viver é a do capitalismo, em que precisamos pagar as contas fixas para poder sobreviver, como luz, água, internet, aluguel, mercado etc. Porém, o que pode piorar ainda mais esse cenário são as despesas “ocultas”, que acabam drenando muito dinheiro.
Então, se você está procurando maneiras de poupar sua renda e de entender por que o seu dinheiro anda sumindo sem você se dar conta, continue lendo que nós vamos ajudar. Confira a seguir algumas despesas que acabam sugando o dinheiro da sua carteira de forma silenciosa.
Cinco despesas que consomem seu orçamento silenciosamente
Jantar fora com muita frequência
Quase todo o mundo gosta de sair para jantar. No entanto, comer fora é uma das maneiras mais insidiosas de acabar com o dinheiro que você pretendia poupar. Muitas pessoas costumam gastar muito dinheiro no mercado com as compras semanais ou mensais e, no final das contas, acabam fazendo refeições na rua. Então, se você é uma pessoa que costuma sair para comer com muita frequência e não está conseguindo lidar com as suas contas, talvez esse seja o motivo.
LEIA MAIS: Como fazer o seu dia render mais? Siga essas 8 dicas de ouro!
Gastar com emergências falsas
Os gastos com emergências falsas estão entre o topo das despesas silenciosas que drenam o dinheiro da sua carteira. Uma emergência real não é nem um pouco silenciosa, por exemplo, demissão, despesas médicas inesperadas ou uma avaria no seu carro tendem a se anunciar de forma abrupta.
No entanto, as chamadas emergências falsas como aquele conjunto de roupas que você viu à venda e precisa comprar a qualquer custo são somente desejos. Ou seja, desejos e emergências são coisas distintas. Mas, geralmente, os desejos acabam se disfarçando de necessidades. Então, avalie com atenção para ver o que é emergência de fato e o que é um desejo.
Empilhar mantimentos no carrinho
A maioria das pessoas não presta atenção nisso, mas quando vamos ao mercado sem uma lista clara do que comprar, acabamos gastando muito mais do que deveríamos. Nesse sentido, sempre que você for ao mercado, certifique-se de fazer uma lista dos itens de que precisa para limitar-se àquilo que foi previamente definido. Ir ao supermercado sem uma lista de compras é basicamente sinônimo de ceder a desejos e gastar mais.
Planejar férias caras
Não existe nada de errado em escapar da rotina por um final de semana ou planejar uma viagem longa. No entanto, se você está com as contas apertadas, talvez esse não seja o momento certo de começar a gastar ainda mais em hotéis e voos caros. Então, prefira planejar viagens que estejam dentro do seu orçamento. A regra básica para saber economizar é aprender a gastar com aquilo que cabe dentro do seu bolso.
LEIA TAMBÉM: 7 dicas de motivação para ir trabalhar – Coloque-as em prática!
Entregar-se a sessões de mimos
Talvez essa seja a despesa mais silenciosa que drena todo o salário das pessoas sem que elas percebam. Como a rotina dos trabalhadores costuma ser estressante, é comum, ao final do expediente, dizer aquela frase: “o dia foi péssimo, eu mereço um mimo”. No entanto, as sessões de mimo acabam drenando muito o salário sem percebermos.
Então, se você está tendo um dia ruim, primeiro, antes de se mimar, tente lembrar se está devendo muito ou não, se as contas estão equilibradas, se você quer poupar dinheiro e por qual motivo etc. No final das contas, o maior prejudicado será você mesmo, sem dizer que o ciclo de mimos é vicioso, não é mesmo?