5 dicas certeiras para você preparar um arroz perfeito
Se você tem o costume de errar a mão no arroz, veja estas dicas simples para deixá-lo bem soltinho e com um sabor delicioso.
O arroz é um alimento presente no dia a dia dos brasileiros, e pode ser encontrado em quase todas as casas e em quase todas as refeições. Trata-se de uma preparação simples e fácil de fazer, mas nem todo mundo acerta o ponto sempre.
Se você é uma daquelas pessoas que deixa o arroz passar do ponto ou conhece alguém que nunca acerta na preparação, esta matéria será a solução. Nunca mais coma arroz empapado ou queimado, pois trouxemos dicas valiosas para preparar um arroz no ponto certo!
Então prepare o fogão, porque a partir de hoje você nunca mais vai errar no arroz.
Coloque a quantidade certa de água
Não faça arroz no “olhômetro”, mesmo que você pense que sabe a quantidade certa. O ideal é sempre medir a quantidade de arroz e de água com uma xícara. Muitas pessoas afirmam que o correto é duas xícaras de água para cada xícara de arroz, mas em vez de seguir isso, siga as instruções da embalagem.
LEIA MAIS: Faça as suas plantas crescerem muito rápido usando apenas água de arroz
Utilize o fogo baixo
Não adianta querer fazer um arroz de forma rápida, pois o grão precisa de um tempo certo para o cozimento perfeito. Se você utilizar o fogo alto, pode ser que ele não cozinhe de forma uniforme, ou até mesmo queime se você não ficar de olho.
O ideal é deixar o fogo alto apenas nos primeiros minutos, e depois baixar e deixar cozinhando por cerca de 20 minutos em fogo baixo, até que a água seque.
Não mexa o arroz
Uma das principais causas do arroz empapado é a mania que as pessoas têm de mexer enquanto cozinha. Isso pode fazer com que os grãos quebrem e liberem amido, resultando em uma textura gosmenta no alimento.
O ideal é deixar o arroz cozinhando normalmente, sem mexer, e se for preciso, apenas provar os grãos da superfície. Se eles estiverem cozidos, pode ter certeza de que o restante estará pronto.
Escolha a panela certa
Para que seu arroz não fique empapado, a panela não pode ser muito maior do que a quantidade de grãos que você colocar nela. Isso porque a água evaporará muito rapidamente, e seu arroz não cozinhará uniformemente.
LEIA MAIS: 4 truques na cozinha para te fazer poupar tempo e dinheiro
Lave o arroz
Existe uma grande discussão sobre lavar ou não o arroz, mas a verdade é que lavar traz muitos benefícios. Isso porque a prática remove qualquer sujeira que possa estar escondida entre os grãos e também retira o excesso de amido presente neles.
Para que a lavagem seja benéfica para o grão, você deve fazê-la com água fria e escorrer logo em seguida. A água utilizada para lavar o arroz pode ser aproveitada para adubar as plantas, por exemplo.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.