Bebidas sem álcool é a nova tendência – Veja 5 dicas para parar de beber!
Você tem planos para parar de beber em 2023? Então, leia esse artigo e confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo!
Como qualquer outra dependência, o vício em álcool não é positivo para ninguém. Existem algumas pessoas que acabam romantizando a bebida, mas, convenhamos, esse vício pode ser extremamente destrutivo tanto para o viciado quanto para a sociedade, quando levamos em conta o número de acidentes ocasionados por motoristas embriagados. Nesse sentido, ao considerar o clima de final de ano, entende-se que este é uma oportunidade para discutir tal questão.
É o momento de visar mudanças, por exemplo, encontrar um novo emprego se o vigente não satisfaz mais as suas expectativas, talvez construir uma vida mais saudável ao adotar práticas de exercícios e, acima de tudo, parar de beber demasiadamente. Assim, se parar de beber é um item que se encontra na sua lista de resoluções para 2023, fique tranquilo(a), pois estamos aqui te ajudar nessa tarefa.
Segundo o National Institute Abuse on Alcohol Abuse and Alcoholism, dos EUA, existem 14 milhões de estadunidenses adultos que possuem o transtorno classificado como vício em álcool. É um dado que mostra a urgência de mudanças em relação a essa prática.
Parar de beber pode ser um grande desafio, principalmente quando a pessoa está cercada de amigos que também bebem com frequência. Portanto, se você quer saber como dar os primeiros passos rumo a esse objetivo, continue a leitura e confira aqui algumas dicas realmente eficazes.
5 dicas eficientes para parar de beber
Possua um plano que contribua para o processo
Como foi dito, parar de beber pode ser um grande desafio, ainda mais quando fazemos parte de um núcleo de amizades que gosta de sair para beber visando comemorar qualquer acontecimento. Dessa maneira, sempre tenha uma saída para resolver essa questão e planeje como lidará com situações difíceis e tentações. Nesse sentido, tente deixar claro para seus amigos que você está deixando de beber álcool.
Além disso, esclareça para você mesmo o real motivo pelo qual você decidiu deixar de consumir bebidas alcoólicas excessivamente. Ademais, se alguém desinformado não saber que você está parando de beber e lhe oferecer um drink, recuse-o educadamente. No fim das contas, é preciso ter uma mente focada e forte para superar um vício.
LEIA MAIS: 4 receitas de suco verde deliciosas para emagrecer com saúde ainda este ano!
Planeje os efeitos colaterais ao parar de beber álcool
Assim como qualquer outro vício, a dependência alcoólica, conforme a frequência com que você costuma beber, trará sintomas de abstinência, que podem variar. Geralmente, os sintomas mais comuns são dores de cabeça, ansiedade, tremores, fadiga, insônia, alterações constantes de humor, distúrbios gastrointestinais, aumento da pressão arterial, respiração ofegante, hipotermia, palpitação cardíaca, convulsões e até mesmo alucinações.
Felizmente, esses sintomas não devem durar por muito tempo. Porém, é preciso sempre entender os sinais que o seu corpo está apresentando. Por isso, é importante manter o foco e ter um planejamento para caso isso ocorra. Tente manter um amigo por perto caso tenha crises de abstinência ou sempre converse com alguém para não voltar a sucumbir ao vício.
Crie uma rede de apoio robusta
Deixar um vício de lado sozinho é muito difícil. Por isso, é importante criar uma rede de apoio que irá te ajudar nesse processo. Assim, para que os seus planos comecem a dar certo, é preciso deixar tanto seus amigos quanto seus familiares informados sobre a sua decisão de parar de consumir álcool.
Além disso, tente ficar sempre perto de alguém que possua planos parecidos com os seus e que esteja atrás de objetivos semelhantes. Pode até parecer um pouco clichê, mas nesses momentos, frequentar um grupo de alcoólatras anônimos pode ser uma maneira de conversar com pessoas que estão passando pelo mesmo problema que você.
LEIA MAIS: Sentado o dia todo? Veja 4 exercícios para reverter os efeitos do sedentarismo!
Compreenda como o álcool afeta o seu corpo
O álcool causa estragos significativos no seu corpo. Segundo instituições, essa substância pode efetivamente afetar o corpo humano dos pés à cabeça. A bebida pode dificultar o raciocínio, aumentar a pressão arterial e, por consequência, causar derrames, além de levar à cirrose e ao enfraquecimento completo do sistema imunológico. Essas razões devem ser suficientes para fazer qualquer pessoa considerar parar de beber em excesso.
Procure manter-se sempre ocupado
Encontre atividades que você gosta de fazer e dedique-se a elas. Isso pode te ajudar a preencher o tempo que você gastaria bebendo e a manter a sua mente ocupada.
Gostou deste conteúdo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este! Fique também por dentro de todas as novidades clicando aqui e selecionando a opção ✩ Seguir!