5 dicas para você aprender a dizer NÃO de uma vez por todas – com elegância

Não saber dizer "não" pode custar muito caro para a sua saúde mental! Veja como facilitar esse processo com estas 5 dicas.

Não saber dizer “não” pode sobrecarregar a vida de alguém, pois o indivíduo acaba aceitando ir a lugares que não quer e entregar trabalhos que não dá conta de fazer, por exemplo. Dessa forma, a pessoa se coloca em situações muito prejudiciais, principalmente para a própria saúde mental.

Você é esse tipo de pessoa? Se sim, saiba que é importante que você aprenda a dizer “não” de uma vez por todas, pois, caso contrário, isso pode te prejudicar muito na vida.

Mas calma, não precisa dizer “não” de forma mal-educada, você pode mostrar firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem a necessidade de perder relações com seus amigos e familiares.

Por mais que você tenha receio de decepcionar as pessoas queridas para você, é importante ter em mente que, nesse processo, quem acaba se frustrando é você. Então sempre pense primeiro em seus desejos antes de considerar qualquer convite ou proposta de terceiros.

E não estamos falando para você ser egoísta e pensar apenas em si, mas pelo menos para se considerar antes de dizer “sim” para tudo. Há coisas que vão te desgastar física ou mentalmente, e você não precisa ficar mal para agradar os outros, não é?

Você verá que, dizendo mais “nãos” e impondo suas vontades e opiniões, será muito mais respeitado e, posteriormente, as pessoas vão entender que não podem mais abusar da sua boa vontade.

Quer algumas dicas simples de como fazer isso? Nós as trouxemos para você! Confira abaixo como dizer “não” quando você realmente quer negar algo:

5 dicas para você aprender a dizer “não”

Pratique o autoconhecimento

Você sabe do que gosta e do que não gosta? O primeiro passo é ter isso de forma bem clara. Se você não gosta de sair para festas, não vai considerar quando um amigo te convidar para uma noitada. Se você sabe que não gosta de matemática, nem vai cogitar ajudar o seu amigo em uma prova.

Tenha em mente seus pontos fracos, fortes e seus gostos pessoais, pois dessa forma você pode sugerir uma ajuda mais específica ou uma companhia mais agradável para a situação que estão te convidando.

Avalie o convite

Antes de dizer “sim” ou “não” logo de cara, avalie se o convite ou o pedido cabe na sua rotina, se tem habilidades para isso e se realmente quer fazer aquilo. Caso haja uma chance de você poder acompanhar ou ajudar, diga que vai avaliar melhor o convite e retorne quando decidir o que quer fazer.

LEIA MAIS: 5 segredos para acordar com energia e enfrentar o dia com entusiasmo

Avalie se está sendo manipulado

Pode ser que você diga “não” a alguém e a pessoa se mostre reativa ou, então, insistente e persuasiva. Se você se sentir pressionado a fazer algo que não quer, ou mesmo desconfortável com o convite, pense que dizer “não” é como uma defesa para você.

Seja direto, com gentileza

Quando alguém te pedir algo ou te fizer um convite que você não deseja aceitar, se mantenha calmo e diga “não” com gentiliza. Agradeça a lembrança ou se desculpe por não poder ajudar, mas seja firme, sem chances de a pessoa partir para a insistência.

LEIA MAIS: Você é um homem confiante? Estas características vão te dizer!

Explique o motivo do “não”

Na maioria das vezes, a outra parte merece uma breve explicação para a recusa. Então diga o motivo pelo qual não poderá acompanhar ou não poderá ajudar. Dessa forma, você consegue ser gentil e ainda manter a consideração das pessoas.

Gostou deste conteúdo e quer ler mais? Acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.