6 alimentos que causam acne e você pode não saber

Certos alimentos causem acne por terem efeitos sobre a inflamação ou hormônios específicos que afetam o desenvolvimento da condição

Que levante a mão quem nunca teve uma espinha no rosto! A acne é uma condição comum da pele que, só para ilustrar, afeta quase 10% da população mundial. Diferentes fatores contribuem para o problema, inclusive a alimentação. Veja, a seguir, seis alimentos que causam acne e, talvez, você nem imaginasse.

A princípio, a acne é causada pela produção de sebo e queratina, além de bactérias causadoras de acne, hormônios, poros bloqueados e inflamação. Contudo, pode existir uma relação entre a dieta e surgimento da acne, embora isso ainda seja um tanto quanto controverso.

Inicialmente, trouxemos seis alimentos que causa acne e como uma dieta adequada influencia no bem-estar da pele, no geral.

6 alimentos que causam acne

Grãos e açúcar refinados

Entre os alimentos ricos em carboidratos refinados, como grãos e açúcar, estão pães, biscoitos, arroz branco, refrigerantes e outras bebidas açucaradas. Ao que tudo indica, o consumo frequente de açúcar amplia em 54% as chances de ter acne, enquanto bebidas podem elevar 18%.

Inicialmente, isso se explica pelos efeitos dos carboidratos refinados nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Além disso, a insulina torna os hormônios andrógenos mais ativos e aumenta o fator de crescimento semelhante à insulina 1.

Consequentemente, contribui para o desenvolvimento da acne, pois as células da pele crescem mais rapidamente e aumentam a produção de sebo.

LEIA MAIS: Por que Whey dá espinha? Veja aqui se o suplemento causa acne!

Laticínios

Estudos encontraram uma ligação entre laticínios entre os alimentos que causam acne, principalmente em adolescentes. Da mesma forma, adultos jovens que consomem leite ou sorvete regularmente têm quatro vezes mais chances de ter o problema.

Embora ainda não esteja claro porque o leite contribui para a formação da acne, algumas teorias tentam explicar. Por exemplo, o aumento dos níveis de insulina, além dos aminoácidos que estimulam o fígado a produzir mais IGF-1.

Fast Food

Até que não é tão surpresa assim, né? O fast food, sem dúvidas, está entre os alimentos que causam acne devido ao alto teor de calorias, gorduras e carboidratos refinados. Na lista de vilões temos, por exemplo:

  • hambúrgueres
  • nuggets
  • cachorros-quentes
  • batatas fritas
  • refrigerantes
  • milk-shakes

Ainda que não se saiba, exatamente, porque o fast food está entre os alimentos que causam acne, ao que tudo indica, é resultado da alteração nos níveis hormonais.

Chocolate está entre os alimentos que causam acne

Outro item que, na verdade, nem é tão surpreendente. A suspeita de que o chocolate cause acne vem desde a década de 1920, mas até agora nenhum consenso foi alcançado. Pode ser que isso tenha a ver com a descamação da camada mais externa da pele. Consequentemente, aumenta a entrada de bactérias.

Whey protein é um dos alimentos que causam acne

Alimento adorado pela turma fitness, a whey protein é rica fonte de leucina e glutamina. Esses aminoácidos fazem com que as células da pele cresçam e se dividam mais rapidamente, contribuindo para a formação da acne.

Pode ser que eles também estimulem o corpo a produzir níveis mais altos de insulina e IGF-1, também associados ao desenvolvimento de acne.

LEIA TAMBÉM: 5 benefícios surpreendentes da casca de banana para sua saúde

Alimentos que provocam sensibilidade

Como a acne é considerada um distúrbio inflamatório, uma das formas pelas quais os alimentos contribuem para seu surgimento é pelas sensibilidades alimentares. Isso acontece quando o sistema imunológico identifica o alimento como uma ameaça e inicia um ataque imunológico.

Como resultado, temos altos níveis de moléculas pró-inflamatórias circulando por todo o corpo, o que teoricamente pioraria a acne.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.