6 alimentos que fazem bem para a saúde mental (e quais deve evitar)

Café, chocolate amargo e salmão estão entre os principais alimentos que fazem bem para a saúde mental

A preocupação com a saúde mental, sem dúvidas, é uma questão mundial. Principalmente, no que diz respeito a transtornos do humor e condições, como o Alzheimer. Porém, mudanças no estilo de vida e mesmo dieta têm impacto, tanto positivo quanto negativo, sobre isso. Então, confira, a seguir, alimentos que fazem bem para a saúde mental e quais deve evitar.

Alimentos que fazem bem para a saúde mental

Salmão

Além de saboroso, o peixe é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais, gorduras saudáveis ​​e proteínas de alta qualidade. Ademais, possui alto teor de ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA, que têm tudo a ver com melhoria da saúde cerebral e do humor.

Ovos

Os ovos são uma potência nutricional, repletos de aminoácidos essenciais, vitaminas B, vitamina A, vitamina D e ferro. Além disso, são especialmente ricos em colina e luteína, nutrientes que melhoram a cognição e previnem o declínio cognitivo relacionado à idade.

LEIA MAIS: 4 coisas que pessoas de sucesso nunca fazem pela manhã

Mirtilos

Os mirtilos são ricos em polifenóis, principalmente antocianinas, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses compostos ajudam a proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação, associados a distúrbios neurodegenerativos, por exemplo, a doença de Alzheimer e Parkinson. 

Além disso, as frutas se relacionam à melhoria do aprendizado, da memória e do humor. Por isso, estão entre os alimentos que fazem bem para a saúde mental. 

Iogurte

Como já falamos, há uma relação próxima entre intestino e cérebro, por isso, o iogurte e outros alimentos fermentados podem beneficiar a saúde mental. O intestino abriga bactérias benéficas que desempenham um papel importante na produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. 

Sendo assim, consumir iogurte, que contém probióticos, ajuda a equilibrar a microbiota intestinal e melhorar o humor e os transtornos do humor. 

Chocolate amargo

Você sabia que o chocolate amargo também é um dos alimentos que fazem bem para a saúde mental? O cacau melhora o desempenho cognitivo, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. 

Ademais, auxilia na aprendizagem verbal, a atenção e a memória em adultos jovens. Em idosos, ajuda a prevenir a progressão de problemas cognitivos leves para demência.

Café

O café é, sem dúvidas, uma das bebidas mais populares do mundo, além de benéfico para o cérebro. A cafeína melhorar a atenção, o humor, a memória, a vigilância, a destreza e a resistência física a curto prazo. 

Já a longo prazo, protege contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, além de contribuir para a saúde mental, ajudando a prevenir a depressão.

Contudo, vale informar que tomar café em excesso leva principalmente ao aumento da ansiedade. Logo, recomenda-se uma ingestão moderada de cafeína, equivalente a cerca de 1 a 3 xícaras de café por dia.

LEIA MAIS: 8 alimentos com baixo índice glicêmico para você comer sem medo na dieta

Alimentos que não fazem bem para a saúde mental

Coca-Cola

Refrigerantes, no geral, possuem alto teor de açúcar, consequentemente, levam ao aumento do risco de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. O consumo excessivo de bebidas açucaradas também pode “encolher” o cérebro e afetar a memória.

Pão branco

Carboidratos refinados, como pão branco, prejudicam a função cerebral. O consumo crônico de dietas ricas neste componente afeta o funcionamento cognitivo. Por isso, é importante optar por opções mais saudáveis, como pães integrais.

Óleo vegetal

Embora comumente usados na culinária, é importante evitá-los quando se trata da saúde mental. Óleos vegetais, como canola, soja, girassol e milho, são ricos em ácidos graxos poli-insaturados ômega-6. 

O consumo excessivo leva a danos celulares devido à formação de um composto tóxico chamado hidroxinonenal. Deste modo opte por alternativas mais saudáveis, por exemplo, azeite de oliva ou óleo de coco.

Carne seca

A carne seca e outras processadas contêm nitratos, usados como conservantes. E há uma ligação entre o seu consumo e a ocorrência de estados maníacos, frequentemente associados ao transtorno bipolar. Logo, não está entre os alimentos que fazem bem para a saúde mental. 

Álcool

Embora a gente saiba dos malefícios em exagerar na bebida, mesmo o consumo moderado pode levar à atrofia cerebral. Quem bebe moderadamente têm três vezes mais chances de ter encolhimento no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e raciocínio. Por outro lado, quem bebe quatro doses ou mais por dia tem um risco seis vezes maior.

Churrasco muito bem passado

Sabe aquele churrasco que vem quase com gosto de carvão? Pode até ser saboroso, mas grelhados em altas temperaturas contêm os produtos finais de glicosação avançada (AGEs), altamente tóxicos. 

Quando se acumulam nos tecidos e órgãos, como pele, olhos, cérebro, sistema nervoso e artérias, promovem inflamação crônica e contribuem para o ganho de peso, resistência à insulina, diabetes e declínio cognitivo.

Porém, nem tudo está perdido! Antes de grelhar a carne, coloque para marinar em uma mistura de azeite, vinagre de maçã, alho, mostarda, suco de limão ou vinho seco. São ingredientes que reduzem a formação de AGEs prejudiciais. 

Se o artigo despertou seu interesse e você quer explorar outros conteúdos similares, acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.