6 coisas incríveis que acontecem ao ingerir menos sal na dieta

O sal em excesso pode trazer diversos problemas à saúde, e aqui estão alguns benefícios de diminuir ou cortá-lo da sua alimentação.

O sal em excesso pode fazer muito mal à sua saúde e está ligado ao surgimento de doenças cardíacas e no sistema circulatório, bem como a hipertensão. Essas doenças são extremamente perigosas para os indivíduos que as possuem, já que podem desencadear condições com risco de morte, como o infarto e o AVC.

Quando é identificada alguma doença causada pelo consumo excessivo de sal, o recomendado é que se faça uma diminuição drástica ou até mesmo o corte do tempero, para que assim se evite o agravamento da doença.

Com essa mudança, é possível notar algumas diferenças no organismo, e não só de pessoas que possuem alguma doença decorrente, mas também de pessoas que não possuem, mas decidem se prevenir e fazer a diminuição. Veja alguns exemplos a seguir.

6 coisas que acontecem se diminuir o sal na dieta

Você elimina a retenção hídrica

Quando o seu rim não dá conta de filtrar todo o sódio do seu corpo, seu corpo acaba retendo mais água do que o normal, o que te deixa mais inchado e com um peso maior.

Se você consegue controlar a ingestão de sal e de alimentos ricos em sódio, você nota que seu corpo não fica mais tão inchado durante o dia, pois seus rins conseguem filtrar toda a ingestão, mantendo a proporção de água equilibrada para o funcionamento do seu organismo.

LEIA MAIS: 4 utilidades surpreendentes do sal grosso para sua casa – muito além da limpeza!

Seus outros órgãos funcionam melhor

Além dos seus rins funcionarem melhor e você reduzir as chances de uma insuficiência renal, seus outros órgãos também sentirão a diferença. Seu coração deixa de correr tanto risco de um infarto, diminui a chance de desenvolver osteoporose e seu cérebro recebe o fluxo sanguíneo normal.

Você sente menos dor de cabeça

Estudos apontam que uma dieta pobre em sódio está ligada a uma diminuição das dores de cabeça. Os pesquisadores acreditam que as dores podem estar associadas ao alto consumo de sódio, devido à expansão dos vasos sanguíneos.

Essa expansão acontece devido ao aumento do fluxo sanguíneo decorrente da alta concentração do mineral. O aumento da pressão arterial também está ligado aos desconfortos da cefaleia.

Suas chances de desenvolver câncer de estômago diminuem

Alguns estudos associam o consumo excessivo de sódio ao desenvolvimento de câncer de estômago. Além disso, certas bactérias intestinais que aumentam a probabilidade de câncer estão mais prevalentes em dietas ricas em sódio.

Sua demanda de potássio pode diminuir

Quanto mais sódio você consome no dia a dia, maior a necessidade de consumo de potássio. Isso porque o potássio é responsável por equilibrar a quantidade de sódio disponível no organismo.

Dessa forma, quem possui um alto consumo de sódio e um baixo consumo de potássio pode desenvolver pressão alta, mas uma ingestão muito alta de potássio pode causar danos aos rins. Por isso o equilíbrio é tudo.

LEIA TAMBÉM: Limpar a casa com vinagre: dicas e truques que irão salvar o seu dia

Você tem menos riscos de ter um ataque cardíaco ou AVC

Como dissemos, o consumo excessivo de sal é um grande contribuinte para o desenvolvimento de doenças cardíacas e de circulação. Além dos problemas que já mencionamos, ele pode causar hipertrofia ventricular (no coração), fibrose nas artérias e diversos outros problemas ligados aos acidentes acima.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.