6 pessoas famosas que são autistas e você não sabia; confira!

O transtorno do espectro autista é mais comum do que você imagina.

Quando falamos de autismo e de pessoas com essa deficiência, tendemos a pensar em algo “ruim” ou “limitante”. A história já provou que essa impressão não é verdadeira: inúmeros indivíduos com autismo fizeram e fazem coisas extraordinárias. Inclusive, famosos autistas podem ser inspiração para aqueles que convivem com o transtorno.

O que é o TEA?

Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou apenas autismo, como é comumente chamado, é caracterizado por uma condição de saúde que se manifesta no prejuízo de três áreas importantes do desenvolvimento humano: habilidades sócio-emocionais, atenção e linguagem.

Os autistas não agem de forma igual entre eles e cada um tem a sua vivência individual. Apesar de ser um distúrbio de desenvolvimento neural atípico, os portadores não são limitados em suas atividades diárias.

Para identificar o distúrbio, podemos citar manifestações comportamentais, o déficit na comunicação e na socialização, os padrões de comportamentos estereotipados e repetitivos e uma margem de interesses e atividades pouco diversificada; esses podem ser sinais de alerta. Entretanto, o diagnóstico do TEA é exclusivamente clínico, feito por meio de avaliação psicológica ou psico-pedagógica. Por essas áreas, também são trabalhados os inúmeros desenvolvimentos com uso de instrumentos específicos para cada paciente.

Existe no transtorno o que chamamos de “hiper-foco”, que acontece quando pessoas do espectro apresentam uma concentração máxima e duradoura em apenas uma coisa, podendo ser: desenhos, animais, tarefas, etc.

As vivências terapêuticas com arte são muito efetivas no tratamento do TEA, uma vez que o canto estimula a oralidade que, por consequência, expande as habilidades comunicativas; e o teatro contribui para o desenvolvimento social e o bem-estar da pessoa com autismo.

LEIA TAMBÉM:

Famosos autistas

  • Dan Aykroyd – escritor e autor;
  • Woody Allen – escritor, roteirista, cineasta, ator e músico norte-americano;
  • Susan Boyle – cantora;
  • Bill Gates – magnata, empresário, diretor executivo, investidor, filantropo e autor americano;
  • Tim Burton – cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista;
  • Jerry Seinfeld – ator, humorista, escritor e produtor.

Entre tantos famosos com o espectro autista, eles não têm os mesmos costumes e dificilmente mostraram os mesmos sinais para que começasse a investigação sobre o diagnóstico. Embora o autismo não tenha cura, com o apoio de uma equipe especializada e de pessoas queridas ao redor, o tratamento pode ser feito e obter sucesso na estabilidade emocional e social do autista.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Lê Mundo no seu celular!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado