7 alimentos que roubam a sua memória e você nem imaginava

Confira alimentos que podem afetar a sua memória.

Seu cérebro é o órgão mais importante do seu corpo. Ele mantém seu coração batendo, seus pulmões respirando e todos os outros sistemas funcionando, portanto, uma dieta saudável é essencial para que seu cérebro funcione de maneira ideal. Mas alguns alimentos têm um efeito negativo neste órgão complexo e podem afetar a memória, o humor e aumentar o risco de demência.

Alimentos que podem afetar a memória

Alimentos preparados com óleos ultraprocessados

Esses óleos são geralmente extraídos de soja, milho, sementes de algodão, cártamo ou colza e contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-6. O consumo excessivo de ômega-6, por exemplo, pode levar ao surgimento de substâncias químicas que causam inflamação no cérebro. Portanto, a recomendação é optar por óleo de coco, óleo de abacate ou o bem conhecido azeite de oliva.

LEIA MAIS: Coma sem culpa: 3 alimentos que não engordam para você comer todos os dias

Açúcar refinado

A glicose desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso cérebro, pois é utilizada como fonte de energia. No entanto, o problema surge quando consumimos açúcar em excesso. O consumo de glicose acima do recomendado pode causar danos à memória e prejudicar o hipocampo, uma região do cérebro responsável pelo controle da memória.

Corantes e conservantes

Encontrado em muitos produtos industrializados como nuggets, embutidos (linguiça, presunto, mortadela, peito de peru), etc. Altera o correto funcionamento do organismo, tentando repor o que os corantes tiram no processo digestivo. Eles causam uma cascata de processos inflamatórios e oxidativos.

Alimentos gordurosos e frituras

Embora seja agradável ao paladar, é necessário ter cuidado com esse tipo de refeição. Um estudo envolvendo mais de 18.000 pessoas descobriu que uma dieta com alto consumo de alimentos fritos está associada a baixos índices de memória e cognição. Sugere-se optar por versões assadas, grelhadas ou cozidas no vapor como alternativas mais saudáveis.

LEIA MAIS: 5 alimentos leves e gostosos que garantem a saciedade

Alimentos adoçados artificialmente

Os adoçantes artificiais, que não possuem valor nutricional, podem aumentar a produção de bactérias “nocivas” no estômago, resultando em oscilações de humor. Entre eles estão a sacarina, sucralose e estévia. O aspartame, em particular, é alertado como potencialmente prejudicial, pois está associado à ansiedade e à oxidação (que pode liberar radicais livres prejudiciais no cérebro).

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.