8 erros comuns de caminhada que você pode estar cometendo!

Embora a atividade faça bem à saúde, caso cometa os erros de caminhada apontados por especialistas, leva a danos nos joelhos, por exemplo

Os especialistas sempre divulgam estudos que comprovam os benefícios de caminhar para a saúde. Isso vale tanto para ir a pé para o trabalho quanto para fazer exercícios no parque. Porém, possivelmente você pode cometer os erros de caminhada mais comuns, segundo médicos, e assim, prejudicar joelhos, coluna e até pescoço.

A verdade é que a caminhada não é, simplesmente, sair andando por aí. Por se tratar de um exercício físico, exige, como qualquer outro, a técnica adequada. Do contrário, leva a danos consideráveis no sistema músculo-esquelético.

Veja, então, quais são estes de caminhada mais comuns e como corrigi-los. Deste modo, você desfruta dos benefícios reais do exercício para o coração, ossos e mente.

Veja os erros de caminhada mais comuns – e corrija!

Os sapatos inadequados

Usar os tênis adequados previne lesões por tensionar demais o pé e tornozelo. O ideal é que o calçado tenha amortecimento de alta qualidade que permita flexão do membro, além do solado de borracha. E sempre substitua aquele velhinho por um novo, hein?

LEIA MAIS: 12 Benefícios de caminhar na areia, além de admirar o mar!

Andar olhando para baixo

Este é, sem dúvidas, um dos erros mais comuns de caminhada. Inclinar o tronco para a frente ou flexionar o quadril pressiona os joelhos e tornozelos para manter o equilíbrio. Além disso, influencia negativamente na própria marcha da caminhada.

Dar passadas muito longas é um erro comum de caminhada

Pressa para quê? Dar passos mais longos pode parecer que intensifica sua caminhada, mas na verdade coloca mais estresse em seu sistema músculo-esquelético. Uma passada longa força a perna a ficar mais rígida e reta, reduzindo a capacidade do corpo de absorver a força do solo. Se quer acelerar o ritmo, tente dar passos mais rápidos, não mais longos.

Má postura

A correção de um erro comum de caminhada que você deve levar para a vida. A boa postura ao caminhar é uma das regras mais importantes. Mantenha a cabeça erguida para não colocar pressão extra nos pés e articulações. Sobretudo, não afetar seu equilíbrio e mobilidade ao longo do tempo.

Nunca andar fora da esteira

A esteira, inegavelmente, nos ajuda quando o tempo está muito frio ou chuvoso. Do contrário, o melhor é, realmente, caminhar ao ar livre. Além dos benefícios para o sistema músculo-esquelético e marcha, faz bem para a mente.

Não alongar é um dos erros de caminhada mais prejudiciais

Não alongar as articulações e melhorar a flexibilidade atrapalha a marcha, além de prejudicar o sistema muscular. Por isso, reserve um tempo antes da caminhada para abrir quadris, panturrilhas, quadríceps, isquiotibiais e região lombar.

Focar apenas na força muscular

Caminhar é um exercício de baixo impacto, mas como é, inicialmente, fácil, muita gente tenta aumentar a intensidade, inclinar o terreno ou ampliar a duração da caminhada abruptamente. Consequentemente, acaba tendo lesões nos músculos.

Para que isso não aconteça, complemente a rotina de caminhada com exercícios de resistência e força.

LEIA TAMBÉM: Por quanto tempo você deve passear com seu cachorro? Confira!

Não prestar atenção ao formato do pé também é um dos erros de caminhada

Muitas pessoas possuem o chamado pé chato, ou seja, não tem aquele arco visível. A princípio, não é um problema, mas a longo prazo, há distensão no tornozelo e tendão. Logo, busque auxílio de um ortopedista para verificar até a possibilidade de usar uma órtese.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.