9 apelidos regionais do pão francês no Brasil – Você sabia de algum?

Descubra os diferentes nomes dados ao pão comum em diversas regiões do Brasil.

O pão é um dos alimentos mais populares em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. O famoso pão francês, apesar de seu nome, não teve origem na França.

Na verdade, a receita foi criada durante a Primeira Guerra Mundial, quando os brasileiros se inspiraram na baguete francesa para produzir um pão semelhante.

No entanto, à medida que você percorre diferentes cidades, estados e regiões do Brasil, descobre que o pão comum, conhecido como francês na maior parte do país, recebe uma variedade de apelidos carinhosos dados pelos consumidores locais.

Leia mais: 5 tipos de comida você jamais deve colocar na sua Airfryer – mas já colocou

Um levantamento curioso realizado pelo portal Brasilemmapas no Instagram, especializado em traduzir aspectos da realidade na forma de mapas, revelou alguns desses apelidos regionais. Vamos explorar alguns deles:

Pão Massa Grossa

Utilizado no Norte do Amazonas, Roraima, parte do Pará e Piauí. A denominação “Massa Grossa” faz referência às características específicas desse tipo de pão, que possui uma massa mais densa e consistente em comparação com outras variedades.

Pão Careca

Encontrado em parte do Pará, do Amapá e do Maranhão, o Pão Careca recebe esse apelido curioso devido à sua forma lisa, sem a característica crosta dourada presente em outras variedades de pães.

Cacetinho

Nome utilizado no Rio Grande do Sul e em algumas regiões da Bahia próximas a Sergipe. O Cacetinho é um pão de tamanho reduzido, geralmente alongado, que faz sucesso nessas regiões, sendo uma opção prática para lanches rápidos.

Pão Jacó

Denominação específica do estado de Sergipe. No entanto, ele faz referência ao pão que possui uma umidade maior em sua textura, resultando em um miolo mais úmido e macio.

Carioquinha

Curiosamente, não está relacionado ao Rio de Janeiro, mas sim ao litoral do Ceará. O Pão Careca recebe esse apelido curioso devido à sua forma lisa, sem a característica crosta dourada presente em outras variedades de pães.

Filão

Utilizado em cidades próximas à divisa do Paraná com São Paulo, em ambos os lados. No entanto, ele faz referência ao pão que possui uma umidade maior em sua textura, resultando em um miolo mais úmido e macio.

Pão d’água

Encontrado em cidades localizadas no Sul de Santa Catarina, o Pão d’água é caracterizado por sua massa leve e macia, ideal para sanduíches e lanches variados.

Leia também: 4 dicas para evitar o desperdício de comida e POUPAR dinheiro

Pão de Trigo

Utilizado em cidades do Norte de Santa Catarina. Ele é uma referência à matéria-prima principal utilizada na fabricação desse pão, que é a farinha de trigo.

Pão Aguado

Nome dado no estado da Paraíba. No entanto, ele faz referência ao pão que possui uma umidade maior em sua textura, resultando em um miolo mais úmido e macio.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.