9 táticas que pessoas persuasivas usam que fazem a diferença
Aprenda a convencer melhor usando táticas que pessoas efetivamente persuasivas usam
Quer aprender a persuadir as pessoas de forma eficaz, seja na vida pessoal ou profissional? A persuasão é uma habilidade poderosa, mas deve ser usada com cautela para evitar parecer manipulador. Por isso, trouxemos 9 táticas que pessoas persuasivas usam e fazem toda a diferença.
Antes de mais nada, o que é persuasão? A princípio, trata-se da arte de convencer ou influenciar alguém a adotar uma ideia, opinião, crença ou tomar uma ação específica. Para isso, a pessoa usa argumentos, técnicas de comunicação e estratégias persuasivas para alcançar esse objetivo.
Em outras palavras, é a habilidade de fazer com que as pessoas concordem com você ou ajam conforme o que você propõe. E, segundo especialistas em psicologia da linguagem, o segredo está em escolher as palavras, a maneira certa e o momento certo.
9 táticas que pessoas persuasivas usam – tente aplicar você também!
Use “você” em vez de “eu”
Em primeiro lugar, uma das táticas mais simples e eficazes de persuasão é usar a palavra “você” com frequência. Estudos mostram que as pessoas reagem melhor quando se sentem pessoalmente envolvidas na conversa.
Isso porque o uso do “você” mostra que a mensagem é direcionada a elas, levando em consideração seus pensamentos e necessidades individuais. Consequentemente, torna o interlocutor mais aberto a ouvir e concordar com o que você está dizendo.
LEIA MAIS: 5 características típicas de uma pessoa imatura: será que você é uma?
Utilize “você” em conversas em grupo
Da mesma forma, usar “você” também em ambientes de grupo é uma das táticas que pessoas persuasivas usam, sendo bastante eficaz. O motivo é criar uma sensação de casualidade e tornar a mensagem mais pessoal, conquistando as pessoas.
Use “nós” e “nosso” para inclusão
As palavras “nós” e “nosso” demonstram inclusão e colaboração, fazendo com que as pessoas se sintam parte de uma equipe. Como resultado, torna-as mais receptivas às ideias apresentadas.
Chamar as pessoas pelo nome é uma das mais efetivas entre as táticas que pessoas persuasivas usam
As pessoas, sem dúvida, gostam de ouvir seus nomes. Isso as faz sentir importantes e valorizadas na conversa. Portanto, use o nome do interlocutor com moderação para não parecer forçado.
Repita argumentos de formas diferentes
Quer reforçar a mensagem ou convencer alguém sem, no entanto, ser chato? Uma das táticas que pessoas persuasivas usam para isso é repetir argumentos e frases-chave, mas usando maneiras diferentes.
A estratégia torna a mensagem mais memorável e familiar. No entanto, faça isso com moderação para não parecer repetitivo.
LEIA MAIS: 4 profissões para começar a enriquecer mais rápido
Use exemplos de pessoas em vez de dados gerais
Estudos mostram que exemplos específicos de pessoas são mais convincentes do que dados gerais. Você pode até mesmo contar histórias pessoais durante a conversa.
Escolha palavras que chamem a atenção
Escolher palavras que evocam emoções fortes chama a atenção do interlocutor. Palavras como “comprovado,” “fácil,” e “novo” são exemplos que podem ser usados para criar impacto.
Aliás, a publicidade está aí para mostrar como esta é uma das táticas que pessoas persuasivas usam – e que funcionam!
Fazer perguntas retóricas também é uma das táticas que pessoas persuasivas usam
Perguntas retóricas, que não exigem uma resposta, estimulam o pensamento e o interesse do ouvinte. Isso pode ajudar a guiá-los até a conclusão desejada.
LEIA MAIS: 6 comportamentos que fazem as pessoas se afastarem de você
Justifique seu pedido ou ideia
Por fim, após apresentar seu ponto principal, explique por que essa ideia ou pedido é relevante. Quando as pessoas entendem a motivação por trás da proposta, estão mais inclinadas a concordar.
Lembre-se de que a persuasão deve ser usada com responsabilidade e ética. Dominar essas táticas pode abrir portas na sua vida pessoal e profissional, permitindo que você alcance seus objetivos de forma mais eficaz. Pratique essas estratégias e observe como elas podem fazer diferença em suas interações cotidianas.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.