Veja quais são os produtos de limpeza que você não pode misturar
Alguns produtos não podem ser misturados para limpar a casa.
É comum, na hora de limpar a casa, querer fazer misturas caseiras para a limpeza ter mais sucesso. No entanto, alguns produtos de limpeza nunca devem ser misturados a outros, pois seus subprodutos exalam substâncias tóxicas para o nosso organismo.
Portanto, é possível que você esteja criando uma verdadeira bomba em casa e não saiba. Veja mais sobre esse tema a seguir.
Quais produtos nunca misturar?
Na maioria das vezes, não é recomendável misturar soluções para aumentar o poder de limpeza. Embora algumas combinações, como açúcar e vinagre, sejam inofensivas, há várias que podem ser prejudiciais. Assim, descubra aqui quais você deve evitar!
Água sanitária + álcool
Sozinha, a água sanitária já é um produto que precisa de atenção. Por isso, é possível imaginar qual seria o efeito ao misturá-la com álcool. Como ela é um abrasivo forte, acaba sendo o pior produto para se criar misturas. E quando combinada com álcool, por exemplo, pode causar uma reação altamente tóxica. Com isso, quem se expor a ela está sujeito a ter problemas respiratórios.
LEIA MAIS: 5 itens que NÃO se deve colocar na máquina de lavar
Água sanitária + vinagre
Quando uma substância ácida, como o vinagre, é misturada com um alvejante, produz vapores que contêm toxinas. Portanto, essa reação química pode causar queimaduras graves, bem como irritação e danos ao sistema respiratório.
Água sanitária + detergente
Embora pareça que o detergente, quando junto do alvejante, melhora a limpeza, a mistura desses produtos é extremamente tóxica. Isso se justifica pela presença de amônia na composição dos detergentes, que pode provocar o aparecimento de uma substância chamada cloramina. Esse composto provoca queimaduras graves nas mucosas do sistema respiratório, sendo muito prejudicial ao nosso organismo.
LEIA MAIS: Método das cinco coisas: Aprenda a manter sua casa limpa e organizada sem estresse!
Vinagre + água oxigenada
A água oxigenada é amplamente utilizada no cotidiano. Por exemplo, é simples utilizá-la para acabar com aquela sujeira que não sai da pedra da pia ou do rejunte do azulejo da cozinha. No entanto, misturá-la com vinagre é uma combinação perigosa até para quem não é alérgico a produtos de limpeza. Isso porque a mistura dos dois produtos transforma a solução em um líquido muito corrosivo, podendo irritar os olhos ou a pele e, na pior das hipóteses, afetar os pulmões.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.