Não deixe a ansiedade te dominar! Veja 3 passos para afastar pensamentos negativos!
Para afastar os pensamentos ruins em crises de ansiedade, exercícios de respiração são um dos grandes aliados
Levante a mão quem nunca teve uma crise de ansiedade. Considerado um dos males do século, presume-se que, pelo menos, 10% da população brasileira se assuma ansiosa. E, na maioria delas, as crises trazem consigo pensamentos negativos quase catastróficos. Algo que pode ser aliviado com exercícios de respiração, por exemplo.
As crises de ansiedade normalmente aparecem quando a pessoa não consegue administrar sua angústia e nervosismo. Como resultado, sente um desconforto emocional intenso, muitas vezes desencadeado por algum gatilho. Porém, em alguns casos, a crise vem sem avisar, fazendo com que a pessoa sinta que algo de muito ruim sempre acontecerá.
É aí que entram alguns exercícios básicos, como a respiração, visando sair da espiral negativa onde a crise te joga. Saiba o que fazer quando a crise de ansiedade vem para afastar os pensamentos negativos.
O que fazer para afastar os pensamentos negativos na crise de ansiedade
Quando uma pessoa tem uma crise de ansiedade, sem dúvidas é inundada com os piores pensamentos. Isso acontece pela tendência em exagerar, irracionalmente, nas coisas. Sobretudo, imaginar situações hipotéticas altamente negativas.
LEIA MAIS: Sofre com crises de enxaqueca? Hábitos alimentares podem ser a causa!
Saia da espiral negativa
Em primeiro lugar, para afastar os pensamentos negativos durante uma crise de ansiedade, você precisa sair dessa espiral e voltar para o presente. Para isso, respire profundamente ou tente a prática do mindfulness, ou atenção plena. Aos poucos, sua frequência cardíaca desacelera, assim como a pressão arterial, e a ansiedade vai aliviando.
Desvie as preocupações para horários específicos
Parece loucura, mas reservar um momento do dia para as preocupações ajuda a afastar os pensamentos negativos e, até mesmo, a ansiedade. A explicação está em tomar a consciência do que te aflige e, quando a onda vier, enfrentá-la como num mantra: agora não, vou me preocupar com isso no meu momento de ansiedade. Nesta hora, o problema será até menor que parecia.
LEIA TAMBÉM: Vidas passadas: é possível acessar essas memórias através da regressão?
Ir à terapia ajuda a reduzir as crises de ansiedade
Por fim e, principalmente, muito importante: peça ajuda especializada. Gente, terapeutas existem por um bom motivo! Os profissionais aplicam a Terapia Cognitiva Comportamental para reverter os pensamentos negativos que, nada mais são do que distorções cognitivas. Ela funciona por abordar o princípio da consciência.
Em outras palavras, a pessoa toma consciência do problema, uma vez que reconhece ter um desequilíbrio em suas funções emocionais. Para resolver isso, investe em exercícios específicos que ajudam a romper com estes pensamentos.
Sim, as crises de ansiedade são terríveis e, literalmente, nos tiram o ar. Mas, além das dicas acima, bastante úteis para afastar os pensamentos negativos, evite se isolar. Normalmente, as piores ideias surgem quando estamos sozinhos. E é nesta hora que precisamos expor nossos sentimentos, seja a um amigo ou a um profissional.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!