O que acontece com o corpo se beber cerveja todos os dias? Descubra já!
Como o nosso organismo recebe o álcool consumido em excesso?
O consumo excessivo de álcool pode causar danos imediatos e de longo prazo à saúde. Ele afeta vários órgãos e funções do corpo, como fígado, imunidade e pele. O consumo de álcool também pode levar ao vício, condição conhecida como alcoolismo.
Uma pessoa que bebe pode se sentir mais feliz, expansiva e eufórica. Mas por trás disso, muita coisa está acontecendo. Afinal, o que acontece se bebermos cerveja todos os dias?
O que acontece se você beber cerveja todo dia
Diminui a qualidade do sono
Um fator que podem influenciar os efeitos do álcool no sono são: a quantidade ingerida e a velocidade com que é consumido. A ingestão excessiva de álcool está associada à má qualidade do sono e também pode afetar a duração dele.
Da mesma forma, existe uma ligação entre o abuso prolongado de álcool e problemas crônicos de sono. As pessoas podem desenvolver tolerância ao álcool rapidamente, fazendo com que bebam mais antes de dormir. E pessoas com transtornos de uso de álcool e dependentes frequentemente apresentam sintomas de insônia.
LEIA MAIS: Cerveja quente faz mal? Descubra se é mito ou verdade!
Aumenta o peso
Quem quer perder peso definitivamente não deve continuar bebendo muita cerveja. Afinal, o álcool consumido de forma constante pode aumentar o acúmulo de gordura no corpo. Isso pode não só levar o indivíduo à obesidade, como também aumentar as chances de ele desenvolver uma série de outros problemas de saúde.
Para citar alguns, podemos alertar para o alto risco de contrair diabetes tipo 2, doenças cardíacas, refluxo esofágico, cálculos biliares, entre outros. A obesidade, quando associada ao consumo excessivo de álcool, pode trazer consequências ainda mais graves para o organismo.
Causa problemas digestivos
Por terem ações ácidas no corpo, as bebidas alcoólicas podem atingir os tecidos do estômago e causar irritação, resultando em sensação de queimação. Já no intestino, o álcool pode alterar a flora intestinal, levando à diarreia após a ingestão.
O consumo prolongado de cerveja pode causar úlceras estomacais, bem como câncer de esôfago e outras áreas, como boca, estômago, laringe, fígado e intestinos. O álcool também pode causar pancreatite, uma inflamação grave do pâncreas, problemas hepáticos, levando à doença hepática gordurosa, cirrose e câncer.
LEIA TAMBÉM: “Barriga de chopp”: descubra de quem realmente é a culpa!
Pode desidratar o organismo
Geralmente, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, mais desidratante ela pode ser. O rim é responsável pela regulação de fluidos e eletrólitos no corpo, e o álcool pode interromper os hormônios que afetam a função renal. Isso afeta os rins e, consequentemente, também a capacidade do corpo de regular fluidos e eletrólitos. Além disso, interrompe os hormônios que afetam a função renal.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.